Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

TRE decide pela cassação de mandatos dos parlamentares do Avante, incluindo Janones



O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) decidiu, nesta terça-feira (2), pela cassação dos mandatos dos parlamentares do Avante eleitos nas eleições de 2018, em Minas Gerais. O TRE-MG considerou que ocorreu fraude no preenchimento da cota feminina, e anulou todos os votos recebidos por candidatos do partido. Um dos atingidos é o deputado federal e pré-candidato à Presidência da República pelo partido, André Janones.

O Judiciário atendeu ao pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) de Minas que denunciou a sigla por fraude no registro de candidaturas. Segundo as investigações, havia ausência de atos de campanha das mulheres lançadas nas eleições daquele ano.

O Ministério Público afirmou que muitas delas disseram que não tinham conhecimento de que estavam sendo usadas pelo diretório. Duas pessoas contaram que entregaram documentos para trabalhar na campanha. Diversas dessas candidaturas femininas ficaram sem nenhum voto.

A decisão é em primeira instância e, por isso, não tem efeito imediato. Se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a decisão do TRE, André Janones pode ficar impedido de disputar as eleições deste ano. Porém, é possível que ele anuncie nos próximos dias a desistência de concorrer à Presidência.

Em nota, o Avante afirmou que “recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral a quem cabe analisar o recurso”. Já a assessoria do deputado federal disse que “não há qualquer menção à inelegibilidade. Dessa forma, portanto, o deputado André Janones não possui nenhum impedimento para disputar as eleições de 2022”.

O texto afirma ainda que a decisão judicial não aponta Janones como responsável pela irregularidade da cota de gênero no partido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG