Juracy da Bio Solo já se encontra em sua residência desde segunda-feira (02)



Juracy Fagundes Jacome, ou simplesmente Juracy da Bio Solo, e para os mais íntimos Jura. Este empresário, produtor rural e político, fez história no pouco tempo de mandato como prefeito de Nova Porteirinha. O trabalho foi tão brilhante na visão da população, que Juracy aparecia nas pesquisas de Janaúba como candidato a prefeito predileto pela população, diante do êxito na gestão em Nova Porteirinha.

Mas a vida tem situações que estão além do nosso controle, depois de ter contraído a COVID-19 e ter ficado extremamente abatido pela doença, pouco tempo depois da sua recuperação e posse como Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, Bio Solo com seus 57 anos levou uma rasteira e sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Toda região, amigos e familiares só tinham a opção das orações e dos cuidados médicos para tentar salvar Juracy. Depois de meses entre médicos, hospitais e tratamentos, a decisão foi traze-lo para sua casa em Janaúba e ficar em torno dos familiares e amigos. Neste momento Juracy está paralisado, sem ação, sem respostas, apenas vegetando em cima de uma cama aos cuidados da sua amada esposa Margarida Cavalcante. 

O que é o AVC?
O Acidente Vascular Cerebral - AVC também pode ser chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE), ou popularmente denominado de derrame.

É uma alteração súbita do fluxo sanguíneo cerebral, ocorrendo comprometimento de circulação de sangue em alguma região encéfalo (composto pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico). Vamos tratar como Cérebro, para facilitar a compreensão.

O oxigênio é um elemento essencial para a atividade normal do nosso corpo, os vasos sanguíneos que transportam oxigênio e nutrientes ao cérebro se rompem ou são bloqueados por um coágulo, ocorrendo então uma alteração na circulação de sangue em alguma parte do cérebro. Essas artérias funcionam como mangueiras, direcionando sangue para regiões específicas.

Quando esse transporte é impedido e o oxigênio não chega as áreas necessárias, o cérebro não consegue obter o sangue (e oxigênio) de que precisa, provocando lesões.

Essa interrupção pode ser causada por duas razões, um entupimento (AVC isquêmico) ou um vazamento nas artérias (AVC hemorrágico)

Quais as consequências de um AVC?
As limitações  causadas por um AVC dependem da parte cerebral afetada e do tamanho da lesão. Dependendo da área lesionada, os efeitos podem ser diferentes:

  1. Alterações  e/ou perda dos movimentos e sensibilidade;
  2. Alterações na fala;
  3. Alterações de compreensão
  4. Alterações da maneira como a pessoa pensa ou sente o mundo ao seu redor

Reabilitação
Parte importante do tratamento, o processo de reabilitação muitas vezes começa no próprio hospital, a fim de que o paciente se adeque mais facilmente a sua nova situação e restabeleça sua mobilidade, habilidades funcionais e independência física e psíquica. Esse processo ocorre quando a pressão arterial, o pulso e a respiração estabilizam, muitas vezes um ou dois dias após o episódio de Acidente Vascular Cerebral e é conduzido por equipe multiprofissional, formada por neurologistas, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

O processo de reaprendizagem exige paciência e obstinação do paciente e, também, do seu cuidador, que tem uma função extremamente importante durante toda a reabilitação. Outro aspecto de considerável importância é a reintrodução do indivíduo no convívio social, seja por meio de leves passeios, compras em lojas ou quaisquer atividades comuns à sua rotina normal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos