Janaúba e Nova Porteirinha sem estrutura adequada, segurança hídrica é a grande ameaça para o desenvolvimento para ambas cidades

Acéquias de mais de 45 anos perderam eficiência, 
vazamentos acontecem recorrentemente, sobretudo nos dias atuais

(Por Armênio Alves Pereira, WebTerra) Enquanto crises e racionamentos de água se tornam mais comuns no mundo todo, cidades que priorizam a gestão da água e aumentar sua segurança hídrica se saem melhor em atração de investimentos e financeiramente.

Sem segurança hídrica não vai. Sem políticas públicas de dimensionamento de volume de água, sem monitoramento e planejamento da quantidade existente e margem de segurança não funciona.

A disponibilidade de água em qualidade e quantidade suficientes para satisfazer as necessidades humanas, as atividades econômicas e a conservação de ecossistemas é fundamento básico para a prosperidade de qualquer região.

Urge a necessidade de se estabelecer um conjunto de práticas voltadas para a redução de riscos relacionados à falta de água e à má gestão desse recurso.

Segurança hídrica tem a ver com “assegurar o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidade adequada à manutenção dos meios de vida, do bem-estar humano e do desenvolvimento socioeconômico”.

Ou seja, existe segurança hídrica quando há disponibilidade de água em quantidade e qualidade suficientes para toda a sociedade utilizar e para os negócios crescerem, sem que isso afete os ecossistemas aquáticos.

A avaliação da segurança hídrica envolve entender a disponibilidade desse recurso natural na região, bem como os diferentes riscos envolvidos com a má gestão da água localmente.

Fazer o dever de casa é imprescindível para o êxito da segurança hídrica. E, ainda que os exemplos tenham sido severos com a região da Serra Geral, a realidade está divorciada do ideal: a gestão do volume, a estrutura, o direcionamento de cultivares, a previsão e outros não convergem à sustentabilidade.

Em rápida análise, justiça seja feita, a escassez de água por aproximadamente dez anos(2009/2018), que castigou a região, foi irretocavelmente administrada.

No entanto, um dos principais problemas que levou a restrição a 73% do uso de água para irrigação dos perímetros irrigados Lagoa Grande, em Janaúba e Gorutuba, em Nova Porteirinha foi ocasionado, sobretudo, pelo desperdiço e pelos cultivares de grande consumo, e houve pouca mudança de lá pra cá.

A prometida substituição da canalização por tubos que faria economizar volume considerável, empaca na falta der recursos para conclusão da obra.

O dinheiro posto até agora ainda não teve utilidade real ao seu propósito.

Para se ter uma ideia, nos três últimos anos a recarga no lago Bico da Pedra foi positiva.

O volume de água que chegou a 19 metros do volume de transbordamento da barragem, chegou este ano 2022, a pouco mais de 4 metros.

Então, o problema não é a chuva, são as pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe