Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Escandaloso: Sindicato Rural de Janaúba usa há anos poço artesiano sem licença e contaminado



Não é novidade que o Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba sempre foi alvo de escândalos e polêmicas, mas é como já diz o ditado, 'quanto mais se mexe, mais fedido fica'.

Escândalos envolvendo IPTU, shows que eram pra ser de graça e cobraram ingressos, impostos sobre a movimentação financeira que há durante a Expo e nunca foram recolhidos, e agora até a água que o Sindicato usa no espaço que a entidade administra é clandestina. Sim, mais de 90% da água do Parque de Exposições Waldir Nunes, é clandestina e contaminada. E não bastasse, até o bar que é localizado no recinto também usa da mesma água.

Vamos detalhar melhor as coisas. Provavelmente este poço artesiano deve ter uns 35 anos, e no se inicio não havia regras tão claras como hoje sobre uso de recursos que estão sob o solo. Mas atualmente a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a ANA, é rigorosa e implacável sobre esse quesito. Todo poço artesiano tem ter a autorização, principalmente na dimensão que é usado no espaço de eventos do parque. E neste caso provavelmente o parque não teria essa outorga, já que o espaço fica a poucos metros do Rio Gorutuba.

Aí com certeza você deve está se questionando se já bebeu água contaminada, eu posso afirmar que sim. Já que funcionários afirmam bater veneno neste poço que também abastece o projeto da academia ao ar livre ao lado do parque e praticamente todo o espaço que a entidade mantem. E para distrair a Copasa, há algumas torneiras da fornecedora oficial de Minas, para não causar tanta confusão. O Sindicato acostumado a mandar e desmandar na cidade, tendo a certeza que está acima do bem e do mal, não teme e em uma só voz todos que trabalham lá falam que isso não tem problema e passará batido como todos os outros escândalos que a entidade de classe esteve envolvida.

Pois é, se você for a festa da Expo Janaúba evite beber água do parque de exposições, só por garantia.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga