Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Porteirinha registra incêndio criminoso, que danifica cerca de três lojas

Foto: Rádio Liberdade FM de Porteirinha-MG

(Rádio Liberdade 87,9FM de Porteirinha-MG) Um incêndio criminoso foi registrado na noite desta sexta-feira (15), em Porteirinha, no Norte de Minas. Segundo testemunhas, as chamas começaram por volta das 21 horas, em uma casa nos fundos. A área concentra lojas de roupas e calçados, três lojas foram atingidas pelas chamas.

No momento que as chamas começaram, apenas os vizinhos e pessoas que passavam pela rua, perceberam a fumaça e começaram a ligar para os comerciantes. Felizmente, o proprietário de uma loja de roupas com a ajuda de moradores, conseguiram retirar toda a mercadoria e alguns móveis da sua loja, antes que o fogo se alastrasse. Outra loja de caçados, teve grande parte de suas mercadorias e móveis destruídos. Já o terceiro ponto comercial está desocupado, e teve danos em sua estrutura de alvenaria decorrente das chamas.

Como em Porteirinha não há um destacamento do corpo de bombeiros, os militares tiveram que se deslocar de Janaúba para o local do incidente, mas ao chegarem, os próprios moradores já haviam controlado as chamas com a ajuda de um caminhão pipa, fornecido pela prefeitura, e conseguiram evitar que o fogo se alastrasse e atingisse mais imóveis.

Vários vídeos e fotos com as imagens da comoção e do trabalho coletivo para evitar que o incêndio se tornasse uma tragédia sem precedentes foram parar na internet. Um dos comerciantes conseguiu um caminhão baú para transportar mercadorias, enquanto os moradores usavam mangueiras e baldes para apagar as chamas, populares ajudaram a retirar toda a mercadoria das lojas.

Segundo informações levantadas pela Polícia Militar e divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, as chamas teriam começado em uma residência por conta de desavenças entre o morador e uma pessoa desconhecida, que estaria de passagem pela cidade. Ainda foram constatados que nenhum dos imóveis sinistrados possuem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e sistemas preventivos de Incêndio.

Apesar das percas, ninguém ficou ferido, já o suspeito de ter iniciado o incêndio ainda não foi encontrado pela Polícia Militar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga