Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Janaúba registrou nesta sexta-feira (20) às 7 horas da manhã 8 graus



"Por que está tão frio?", muitos estão se perguntando. As temperaturas baixíssimas, que chegaram antes do usual em 2022, principalmente no centro-sul, podem ser explicadas, em parte, pela atuação La Niña. O fenômeno tem por hábito diminuir as temperaturas, o que pode acontecer até mesmo durante o verão, explica Celso Oliveira, agrometeorologista da Climatempo.

E em Janaúba e no resto do estado o frio foi bastante intenso nesta sexta-feira (20). A cidade gorutubana registrou por exemplo na madrugada 5 graus, e ainda às 7 da manhã a temperatura cravou no 8 graus. Um clima realmente estranho para a região, pois além da temperatura a sensação térmica também estão associadas a retirada dos casacos e cobertores que fazia muito tempo que os janaubenses não usavam.

Cuidados neste frio

Hidratação: É indispensável frisar a importância da hidratação, pois é isso que vai evitar que a pele fique ressecada e descamando durante o período de frio. O ideal é escolher um hidratante indicado para o seu tipo de pele e usá-lo duas vezes ao dia ou logo após a lavagem do corpo e do rosto;

Banhos mornos: Com as temperaturas mais baixas, a tendência é tomar banhos mais demorados e com a água mais quente. Contudo, essa prática favorece a perda de água pela pele e pode fazê-la ficar mais ressecada. O ideal é que a água seja fria ou, no máximo, morna.

Cuidados com os lábios: Os lábios por terem uma pele mais fina, geralmente, são os primeiros a manifestarem o ressecamento. Para evitar descamação fina e solta na boca é importante utilizar um hidratante labial durante o inverno.

Beba água: É imprescindível a ingestão de água para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga