Influenciadora digital acusada de tráfico internacional de drogas é solta pela Justiça Federal após 80 dias presa em SP



(Por Kleber Tomaz, g1 SP — São Paulo) A Justiça Federal de São Paulo determinou na quinta-feira (28) a soltura da influenciadora digital e empresária Laís Crisóstomo Aguiar, de 27 anos, acusada de tráfico internacional de drogas. Ela estava presa desde 5 de agosto e seria solta nesta sexta-feira (29) após mais de 80 dias detida. Desse modo, passará a responder ao crime em liberdade.

O amigo do noivo de Laís, o lavador de carros Peterson de Souza Fontes, de 44, que havia sido preso com ela, continuava detido até a última atualização desta reportagem por decisão judicial.

Laís e Peterson são réus no processo no qual respondem pela acusação de tentarem transportar quase meio quilo de cocaína escondido em cápsulas dentro de frascos de suplementos alimentares que estavam em suas malas.

Eles estavam no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo quando foram presos pela Polícia Federal (PF) tentando embarcar com a droga num avião que os levaria para Dubai, nos Emirados Árabes, segundo o Ministério Público Federal (MPF).

O g1 não conseguiu falar com a defesa da influencer e nem com os advogados do lavador de carros sobre o caso. A reportagem também não havia confirmado o motivo que levou a Justiça Federal a soltar Laís.

"Nesta data, por volta das 9h50, em contato com o Centro Integrado de Movimentações e Informações Carcerárias da Penitenciária Feminina da Capital (CIMIC), fui informado pela atendente (...), que já haviam recebido o cumprimento do alvará de soltura (...) de Laís Crisóstomo Aguiar, expedido pela 1ª Vara Federal de Guarulhos em 28/10/2021", informa trecho do documento que consta no site da Justiça Federal.

De acordo com a decisão judicial, Laís está proibida "de sair do país". Segundo fontes da Justiça, ela também estaria proibido de sair de casa durante à noite e seria monitorada eletronicamente, possivelmente com tornozeleira eletrônica.

Drogas
De acordo com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), a influencer estava presa na Penitenciária Feminina da capital, na Zona Norte de São Paulo, até a manhã desta sexta. Ainda segundo o órgão, o amigo dela segue detido no Centro de Detenção Provisória (CDP) 2 de Guarulhos.

Segundo a PF, os dois foram detidos depois que policiais federais que fiscalizavam as bagagens de passageiros com o auxílio de raio-x e identificaram material suspeito nas malas do homem. Laís morava em Minas Gerais.

Os dois pretendiam viajar juntos para a Ásia, mas foram levados para a sede da PF no aeroporto, onde acabaram revistados pelos agentes, na presença de testemunhas. Seus pertences passaram por perícia.

De acordo com a PF, dentro da mala de Peterson havia objetos com a identificação de Laís. Ainda havia frascos de suplementos alimentares contendo 461 gramas de cocaína. A substância é proibida. Por esse motivo, eles receberam voz de prisão por tráfico internacional de entorpecente.

Em seu Instagram, a blogueira tem quase 400 mil seguidores. Atualmente sua página, que antes era aberta, estava fechada e sem nenhuma foto. Quando a usava, Laís postava fotos em Dubai, onde planejava viajar novamente antes de ser presa, e outros países.

“Guarda-me Senhor como a menina dos teus olhos. Esconda-me a sombra das tuas asas. Amém", são as frases que precedem sua apresentação como "Digital influencer" e "Advogada". Apesar de se apresentar como advogada, a reportagem não encontrou seu registro profissional no Cadastro Nacional de Advogados (CNA).

Influencer nega crime
Segundo a defesa da influencer, Laís nega que a droga apreendida fosse dela.

Mas segundo a Justiça Federal, "a quantidade de cocaína encontrada na posse da custodia não pode ser enquadrada como sendo de usuária, restando evidenciado que a droga seria objeto de circulação na sociedade, contribuindo para o fomento do crime organizado, criminalidade social e do lucro que seria obtido com sua comercialização".

De acordo com o TRF, Peterson afirmou à PF que “a droga lhe foi entregue por amigos na cidade de Promissão, no interior de São Paulo”, “momentos antes de partir para este aeroporto Laís o encontrou" em Guarulhos, vinda de Montes Claros, em Minas Gerais. Nos documentos a que o g1 teve acesso não há informações se o amigo confirmou que a influencer sabia da droga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos