Grão Mogol terá a maior mineradora da América Latina



A região Norte de Minas Gerais vai abrigar um complexo de extração de minério de ferro a partir do recebimento de investimentos de capital estrangeiro, através da empresa Sul-Americana de Metais (SAM).

O projeto, chamado Bloco 08, irá abranger os municípios de Grão Mogol, Padre Carvalho, Fruta de Leite e Josenópolis, e é formado por um complexo minerário para extração e tratamento de minério de ferro, e uma barragem de água para atendimento à mineradora e às comunidades locais.

Para discutir o assunto, foi realizado na Câmara Municipal de Montes Claros, audiência pública para discutir o assunto. O evento foi promovido pela vereadora Iara Pimentel (PT).

“Esse tipo de empreendimento traz impactos ambientais irreversíveis e leva prejuízo para o povo que vive nessas regiões – estamos falando de duas barragens que serão maiores que as de Brumadinho e Mariana”, pontua a Iara.

A deputada estadual Leninha (PT) se mostrou contrária a criação das barragens. Para ela, não há desenvolvimento se vidas são colocadas em perigo. “Durante dez anos esse projeto ficou parado e de lá pra cá, estão tentando implantar. Entretanto, nada mudou nesse período, pelo contrário, estamos cada vez mais sem água – estão querendo construir barragem no semiárido, isso não existe”, enfatizou a deputada.

“Já participei de pelo menos 15 discussões sobre esse assunto. É um projeto pensado em ambas as partes: meio ambiente e população. Além da geração de emprego, a empresa vai fazer um projeto para armazenar água, em que 50% será para as barragens e o restante para população – sem esse projeto, a água iria embora. Eles também devem fazer mil hectares de irrigação para os agricultores”, disse o deputado.

O PROJETO
O Bloco 8 pretende tornar viável a extração e a transformação de minério de ferro de baixo teor, em um produto de alta qualidade para comercialização. O investimento previsto é de R$ 11 bilhões, com geração de cerca de seis mil empregos durante o pico das obras, e mais de mil durante a operação da empresa.

Comentários

  1. Tudo que vem trazer progresso para a região é bem vindo.
    Sem reservatório a água vai para o mar e também não e aproveitável.
    Sou pela exploração racional com os devidos cuidados ao Meio Ambiente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos