Aeródromo de Mato Verde consumiu quase R$ 3 milhões e sequer tem o registro junto a ANAC

                              Aeródromo de Mato Verde, mais um elefante branco?

(Por Milena Silveira) Reeleito em 2020 para mais quatro ano à frente da Prefeitura de Mato Verde, o multiempresário Oscar Lisandro veio a público, no dia 28 de setembro, pelas redes sociais, anunciar que foi assinada a autorização para início das obras do Aeródromo de Mato Verde, segundo palavras do próprio Prefeito: “legalizado na ANAC” – Agência Nacional de Aviação Civil, e que vai atender toda a região. Ainda no mesmo vídeo, o Prefeito cita que já foi inaugurado o heliponto, e que as obras do novo Aeródromo Municipal serão um grande momento para a comunidade onde está localizado.

Apurado por nossa equipe de reportagem junto aos dados públicos da ANAC, foi constatado que não há qualquer registro de heliponto ou aeródromo no município de Mato Verde homologado junto ao órgão. Nem mesmo qualquer pedido/solicitação de abertura de análise. Procurada para responder a respeito do projeto, como qual órgão municipal seria responsável pela gestão do aeródromo, como seriam custeadas as operações permanentes, registros, certificações e outras documentações, e, principalmente, qual o custo total do projeto e de onde seriam advindos os recursos, a Prefeitura Municipal de Mato Verde ainda não retornou nosso contato até o momento de publicação desta matéria.

Os interesses econômicos que podem surgir no entorno de aeródromo são de grande relevância à economia do município, quando há reais indícios de oportunidade de mercado e quando é possível desenvolver um plano estratégico para operar tal empreendimento de complexidade, que trará geração de emprego e renda. No entanto, há que ser levado em consideração quem e quais negócios poderiam ser atendidos com um aeródromo de porte pequeno, para aeronaves de pequeno porte, que, basicamente, transportam passageiros, ou empresários que detêm diversos negócios pelo Brasil e necessitam transitar com agilidade e baixo custo, uma vez que o ponto de pouso para pequenas aeronaves mais próximos é Montes Claros, com alto custo para quem utiliza. Estaria uma cidade de pequeno porte como Mato Verde, que ainda necessita de atendimento médico de complexidade em outras cidades, no momento correto para investimento de quase 3 milhões de reais em um Aeródromo Municipal? Fica a pergunta.

Entre a classe empresarial de alto padrão é bastante comum se ter aeródromos particulares em suas fazendas e terrenos de maiores áreas, em locais estratégicos. Entretanto, o custo de manutenção de um empreendimento destes é alto até mesmo para grandes empresários, mas pode ser facilmente absorvido pelo orçamento público municipal, como também acontece em alguns municípios Brasil afora, e atender ao interesse dos empresários e influências regionais e locais.

O especialista em aviação civil George Toledo, de Ponta Porã, informou à nossa reportagem que, “entre outras falhas do projeto, se é que existe projeto, o terreno escolhido fica ao lado de uma rodovia, o que já não é permitido. Não há qualquer faixa ou margem de segurança. Um projeto assim não seria aprovado se fosse apresentado.” Perguntado sobre os valores aproximados para uma obra deste porte, com o tamanho que aparece nas imagens do vídeo, ele afirmou que serão necessários no mínimo 3 milhões de reais, sem levar em consideração os custos operacionais fixos. Calculando apenas estrutura construída e equipamentos de controle de voos.

Em 2020 a Prefeitura de Mato Verde investiu 4,7 milhões de reais na rede municipal de ensino. Se levado ao fim, apenas o projeto de construção e operação do Aeródromo Municipal necessitaria de quase 70% de todo valor investido na educação no ano passado, um valor bastante vultuoso para a realidade orçamentária do município.

Fonte: Portal Serra Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos