Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Em Porteirinha, ave rara e com hábitos noturnos é vista

                                                 Ave é vista em cima da placa de trânsito.
                                                        Fotografia: Geomárcio Silva

Uma ave diferente das demais, chamou a atenção dos moradores de Porteirinha. Um Urutau (Nyctibius griseus), ou “Mãe da Lua” como é mais conhecida, pôde ser vista no alto de uma placa de trânsito, durante todo o dia em Porteirinha. Apesar de não estar em extinção, ver o urutau em regiões urbanas é bastante raro, segundo populares, a ave teria se assentado no local, pois estaria confusa com as luzes da cidade durante a noite.

A ave possui comportamento social basicamente noturno e busca se camuflar em tocos de árvore ou postes, adotando uma postura característica de sua espécie, “de olho para a lua“.

Tida como nobre por moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos e dos predadores camuflando-se, o urutau emite um canto que figura lendas, e não é acostumada ao convívio urbano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga