Prefeitura de Porteirinha cancela festividades da Igreja de São José do Gorutuba; alegação seria a COVID-19, mas fontes afirmam que seria para ocultar que o templo está em ruínas e pode desabar a qualquer momento



A Capela de Nossa Senhora da Soledade em São José do Gorutuba, zona rural de Porteirinha, encontra se em ruínas, e com risco eminente de desmoronamento.

Palco de uma das principais e mais tradicionais festividades religiosas do munícipio, a Festa do Divino Espírito Santo, que costumeiramente é realizada pela comunidade, teve de ser cancelada.

Segundo informações repassadas pelos próprios moradores, a festividade foi cancelada pela Prefeitura de Porteirinha, devido ao aumento do número de casos da COVID-19 no município, porém os moradores especulam que este seria um meio de se ocultar da população a real situação da capela, já que as celebrações e eventos, continuam sendo realizados, sem nenhuma intervenção na sede do município.

A CAPELA
Não se sabe até hoje mas estima-se que a capela de Nossa Senhora da Soledade foi construída no fim do século XVIII e início do século XIX. O local é considerado o segundo maior povoado do norte de minas, depois de arraial de formiga, atual Montes Claros, neste povoado foi morto um Padre com uma bala de ouro, além disso à registros da existência do povoado no Império, e que o mesmo possuiu relevante importância para a coroa portuguesa.

Os moradores cobram à anos a restauração do bem tombado, mas sem investimentos do poder público ou da diocese responsável, a edificação chegou ao estado de colapso. A obra de restauro da igreja custaria mais de 02 milhões de reais, mas apesar da necessidade, a capela ainda resiste ao tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos