Prefeito José Aparecido visita obras em andamento e reforça compromisso com o desenvolvimento de Janaúba

Imagem
JANAÚBA (MG) — Com o olhar voltado para o progresso e a qualidade de vida da população, o prefeito José Aparecido Mendes Santos realizou, nesta quarta-feira, 30 de julho, uma série de visitas técnicas a obras em andamento no município. Acompanhado pelo secretário de Obras, Ailson Rocha, e demais assessores, o chefe do Executivo esteve em diversos pontos da cidade, fiscalizando de perto o ritmo dos trabalhos e ouvindo as demandas locais. Durante a agenda, o prefeito reafirmou sua postura de gestão presente e participativa, destacando que acompanhar pessoalmente as frentes de serviço é fundamental para garantir que as ações estejam alinhadas às necessidades da população. “É no campo, junto ao povo, que conhecemos a realidade e conseguimos agir com precisão. As obras que estamos conduzindo são para transformar Janaúba em uma cidade cada vez mais justa, moderna e preparada para o futuro” , afirmou o prefeito. Destaque para o Anel Viário Sul A visita foi finalizada nas obras da segunda etap...

Prefeitura de Porteirinha investiu apenas R$ 5,2 milhões na educação este ano, menor patamar da última década

                                                 Cláudia Ribeiro, Secretária de Educação

(Por Milena Silveira) A pandemia do novo coronavirus trouxe às escolas públicas municipais enormes desafios para continuidade dos trabalhos. As diferentes realidades dos alunos da rede pública impuseram limitações nunca antes experimentadas, e fizeram com que diretores e professores precisassem reinventar fórmulas de manter a educação exercendo seu papel, superando as já existentes limitações financeiras e orçamentárias.

Entretanto, no exercício do ano de 2021 foram investidos pela Prefeitura somente 5,2 milhões de reais do orçamento de 38 milhões previstos inicialmente para a educação, o que representa menos de 15% do orçamento, patamar menor que o exigido pela legislação, que prevê investimento mínimo de 25% dos recursos de transferência direta à educação.

Este é o menor valor já investido na educação municipal desde 2011, logo em meio a uma grave crise sanitária, que fez surgir necessidades como adequação de estruturas escolares, contratação de novos quadros, entre outras demandas urgentes, que, teoricamente, necessitariam de recursos e investimentos maiores, o que, até o momento, não aconteceu.

Em comparação com anos anteriores, em 2020 foram 12,7 milhões investidos na educação, em 2019 foram 11,6 milhões, em 2018 foram 12,1 milhões, em 2017 foram 10,4 milhões e em 2016 foram 10,1 milhões. Lamentavelmente, este ano teremos um investimento em educação abaixo da casa de 10 milhões. Primeira vez que isso ocorre desde 2016.

Procurada por nossa reportagem para comentar a respeito dos valores investidos e do planejamento ainda para este ano, a Secretaria de Educação de Porteirinha não retornou o contato até o momento de publicação desta matéria. Caso venha fazer, este conteúdo será atualizado.

Fonte: Portal Serra Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira