Sobe o número de cidades em situação de emergência por causa da seca no Norte de Minas

Nesta época do ano os moradores do Norte de Minas sofrem com a falta de água
Mais três municípios do Norte de Minas decretaram, nessa semana, situação de emergência por causa da seca. A Defesa Civil informou que, de janeiro a julho de 2012, 122 cidades do estado sofrem com a estiagem.
As prefeituras dos municípios de Ponto Chique e Pedra Azul decretaram a situação de emergência nessa sexta-feira (10), já a prefeitura de Itacambira expediu o decreto nessa segunda-feira (13).
O chefe da comunicação da Defesa Civil de Minas, Major Edylan Arruda , afirmou que o órgão já está ajudando os municípios afetados. "Estamos atuando em todas as cidades. Nosso papel é agir em casos emergenciais suprindo as necessidades de comida e água. Estamos disponibilizando cestas básicas, galões de água, além de caminhões-pipa", disse.
Segundo o coordenador do Conselho Nacional de Defesa Civil (Condec) de Itacambira, Joaquim Magno Miranda, já não chove na cidade há mais de três meses. "A população rural é a mais atingida pela seca, os pastos acabaram e os mananciais de água diminuíram bastante", informou Miranda.
Ainda de acordo com o coordenador, o problema da seca só seria realmente amenizado em Itacambira se o governo investisse em distribuição de água, onde há rios, e na construção de poços artesianos nos locais onde não existem rios.
O Plano Seca 2012, lançado em abril sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), prevê investimentos de R$ 11 milhões em materiais de ajuda humanitária para comunidades indicadas pelas prefeituras que decretaram situação de emergência.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos