Em Capitão Enéas, motociclista morre em colisão frontal na MGC-122

Imagem
Um grave acidente registrado na manhã deste sábado (19), na MGC-122, no município de Capitão Enéas, resultou na morte de um motociclista de 30 anos. A colisão frontal entre a motocicleta e um carro ocorreu na altura do KM-220, por volta das 9h, e mobilizou equipes do Samu e da Polícia Militar Rodoviária. De acordo com informações repassadas pelos ocupantes do carro à polícia, o grupo seguia viagem no sentido Janaúba, quando o motociclista teria invadido a contramão, ocasionando o impacto. Com a força da batida, o condutor da moto foi arremessado à margem da rodovia, sofrendo múltiplas fraturas. Ele morreu ainda no local, antes da chegada do socorro. A vítima foi identificada como Josimar Jader Martins, natural de Capitão Enéas. Ele pilotava sozinho no momento do acidente. O carro envolvido no acidente transportava quatro pessoas. Apenas o motorista, de 41 anos, ficou ferido, com suspeita de fratura no braço. Ele foi atendido pela equipe do Samu e encaminhado ao Hospital Regional de Jan...

Após anos de abandono, Igreja do século XVII será protegida em Januária

A contratação das obras deve acontecer no ano que vem
A 3ª Promotoria de Justiça de Januária assinou na semana passada um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Diocese de Januária, no Norte do estado, para adotar medidas de proteção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, situada no Distrito de Brejo do Amparo e tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) desde 1989.
Embora seja considerado o segundo mais antigo do estado, o templo está abandonado há mais de uma década, em péssimo estado de conservação. Por isso, a Diocese de Januária assumiu a obrigação de, no prazo de 30 dias, com prévia orientação do Iepha, promover o cercamento da área externa da Igreja com tapumes para evitar a invasão; promover fechamento das portas e janelas; retirar as imagens sacras e bens móveis do interior da igreja, levando-os para local seguro, para evitar furtos; realizar a capina e a limpeza do entorno da Igreja.
O acordo foi assinado pelo bispo de Januária, Dom José Moreira da Silva, e pelo promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural de Januária, Bruno de Oliveira Muller.
O Ministério Público requereu ao Iepha a elaboração do projeto de restauração integral do templo, que já foi inserido no Programa Minas Patrimônio Vivo. O projeto deverá ser finalizado ainda este ano, com expectativa de contratação das obras no ano de 2013.
História - A igreja de Nossa Senhora do Rosário do Brejo do Amparo é considerada um marco na história do povoamento do Norte de Minas, constituindo um dos raros exemplares da arquitetura jesuítica no sertão mineiro do Rio São Francisco. Historiadores afirmam que sua construção foi iniciada em 1688 pelo sertanista Manuel Pires Maciel Parente, que desbravou a região em companhia do bandeirante paulista Januário Cardoso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo