Investimento em iluminação moderna e eficiente: Prefeitura de Varzelândia lança programa de substituição de luminárias

Imagem
Nesta segunda-feira, 11 de agosto, Varzelândia deu um passo importante rumo à modernização e segurança de suas vias públicas. A Prefeitura, sob a liderança do prefeito Amâncio Oliva, deu início ao Programa do Governo do Povo pelo Povo, que marca uma nova fase no sistema de iluminação da cidade. Na primeira etapa do projeto, estão sendo substituídas 260 luminárias do sistema de iluminação pública — antes equipadas com lâmpadas a vapor de sódio — por modernas lâmpadas de LED de 225 watts. O investimento, realizado integralmente com recursos próprios do município, soma meio milhão de reais. Segundo o prefeito Amâncio Oliva, o programa não é apenas uma obra de infraestrutura, mas uma ação direta para melhorar a vida dos moradores. “Iluminar nossas ruas com qualidade é cuidar da segurança, da mobilidade e também da autoestima da nossa população. É um investimento que transforma a cidade e traz benefícios que vão muito além da estética” , afirmou o gestor. Ruas e avenidas contempladas na pri...

Estrela Brilhante trava ampliação de parque no Norte de Minas

A fazenda pertence ao espólio do ex-prefeito Simeão Ribeiro Pires e tem 2.376 hectares
MONTES CLAROS – A invasão da Fazenda Buriti do Campo Santo/Cedro pela Associação Estrela Brilhante, nova entidade de defesa da reforma agrária, está travando a ampliação do Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros.
A fazenda pertence ao espólio do ex-prefeito Simeão Ribeiro Pires e tem 2.376 hectares, que seriam desapropriados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e anexados aos 8 mil hectares do parque. A fazenda foi invadida em maio de 2011 e 102 famílias ocuparam até a sua sede.
O juiz Laisson Baeta Braga Neves, da 4ª Vara Cível concedeu a reintegração de posse da propriedade, e a Polícia Militar programou a desocupação de forma pacífica para esta semana.

Nascente
A gerente regional do IEF, Anelisa Melo Miranda, disse que a ampliação do parque foi anunciada em 2008 e inclui a Fazenda Buriti do Campo Santo/Cedro, localizada na área contínua ao parque. Porém, com a invasão pelos sem-terra, o Estado suspendeu a desapropriação.
A fazenda tem importância estratégica por causa da nascente do rio Cedro, um dos responsáveis pelo abastecimento de água de Montes Claros. Também há grutas e cavernas de relevância.
Para o ambientalista Eduardo Gomes Assis, do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Montes Claros (Codema),o mais grave é a derrubada de várias árvores sem licenciamento ambiental. “Elas são protegidas pela Lei da Mata Seca”, diz Eduardo.
O local tem rico acervo espeleológico em suas cavernas e grutas . Eduardo formou uma equipe de pesquisadores para verificar a situação das cavernas, mas o grande número de pessoas no local coloca o acervo em risco.


Advogado nega
O advogado Reivaldo Arruda, defensor dos sem-terra, nega qualquer depredação ambiental. As 102 famílias instaladas no local estariam conscientes da importância da preservação. Ele lamentou que os proprietários estejam fazendo denúncias para acelerar a reintegração de posse, ainda a ser discutida na Justiça.
O juiz Laisson Baeta Braga concedeu liminar na ação de reintegração de posse requerida pela viúva Terezinha Jardim Ribeiro. O principal argumento é o de que o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) alegou que a propriedade tem duas cavernas de valor cientifico, assim como a Copasa atestou que dentro da propriedade existe o sistema de água de Rebentão dos Ferros, que abastece uma parte de Montes Claros.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira