Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Prefeitos afastados vão concorrer

Januária é o terceiro maior município do Norte de Minas em população com cerca de 65 mil habitantes, mas ficou conhecido nacionalmente devido aos escândalos de corrupção. Entre 2004 e 2010, o município teve sete prefeitos. A instabilidade dos Poder Executivo municipal é devida a sucessivos casos de improbidade administrativa e à malversação de verbas públicas, razões que geraram diversas ações ajuizadas pelo Ministério Público. Essas ações culminaram com a perda de mandatos e de direitos políticos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que chegaram a ocupar o posto mais elevado do Executivo na cidade.
Em 2009, o Ministério Público Federal denunciou três ex-prefeitos de Januária (Josefino Viana, João Ferreira Lima e Valdir Pimenta Ramos) por envolvimento com a máfia das sanguessugas – um suposto esquema de fraudes para aquisição de ambulâncias.
Nas eleições municipais de 2008, o ex-prefeito Josefino Viana iria concorrer à prefeitura, mas renunciou devido às ações do Ministério Público Federal e da Procuradoria da República. O prefeito à época, Sílvio de Aguiar, também renunciou sua candidatura. Ele chegou a ser afastado do cargo pela Justiça, acusado de comprar vereadores para aprovarem projetos de seu interesse. Ele retornou à prefeitura pouco antes do fim do mandato.
Com apenas três candidatos concorrendo, Maurílio Arruda venceu Manoel de Castro e Malu Castilho (PMN). Em 2009, foi a vez de Maurílio Arruda ser alvo de acusações por propaganda irregular.
Agora, em 2012, são seis candidatos a prefeito de Januária: Maurílio (PTC), Manoel Castro (PT), o filho de João Lima, o primeiro prefeito a ser afastado em Januária, João Ferreira Lima Filho (PSDB), Jovino Ferreira Sá (PCdoB), Sílvio Joaquim de Aguiar (PMDB), que já foi vice de João Lima e que também foi afastado do cargo, e Luiz Carlos Ferreira (PSOL).
O prefeito Maurílio, Manoel de Castro e João Lima são os que têm mais apoio. Manoel conta com os deputados estaduais Arlen Santiago (PTB), Paulo Guedes (PT) e Zé Silva (PDT). João Lima tem o apoio do deputado Eduardo Azeredo (PSDB).


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG