Francisco Sá: Moradores de comunidade rural buscam na Justiça direito à água

(InterTv) No povoado de São Geraldo, que fica há mais de 50 quilômetros do município de Francisco Sá, moram aproximadamente mil pessoas. E os moradores de lá têm enfrentado um velho problema: a falta de água.
Gislaine Amaral é cuidadora de idosos e já não sabe mais o que fazer. Ela conta que a água da chuva é a única opção. E como a chuva está pouca, as cisternas, presentes em várias casas, estão praticamente vazias. E de acordo com os moradores a água é de péssima qualidade.
O habitantes contam a bomba de sucção da barragem está quebrada há mais de um mês e ninguém foi consertar. A água do reservatório é barrenta, mas mesmo assim os moradores acham que esta água é melhor que a do poço artesiano.
Animais pastam próximos da barragem. Outro problema diz respeito às instalações elétricas. Os fios estão pelo chão, em uma área onde muitas crianças costumam brincar. E mesmo quebrado, conforme comprovamos, o equipamento estava energizado. Situação que pode causar acidentes.
O MG InterTv tem acompanhado a situação em São Geraldo. Em janeiro nossa equipe esteve na comunidade para mostrar o drama dos moradores, que protestaram na praça do povoado. A prefeitura havia prometido regularizar o abastecimento em fevereiro, mas quando nossa equipe voltou lá, a situação estava do mesmo jeito.
Nossos repórteres levaram uma amostra da água ao prefeito de Francisco Sá, José Mário Pena, que garantiu que o novo sistema de abastecimento seria inaugurado em março. Nossa equipe voltou a prefeitura. José Mário Pena reconheceu a gravidade da situação e disse que providências estão sendo tomadas.
O prefeito assumiu um novo compromisso. Segundo ele, o sistema que vai levar água a comunidade será inaugurado em abril. Enquanto a promessa não é cumprida, os moradores pretendem tomar providências legais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe