Afiliada da Rede Globo destaca Varzelândia: Rota Inter TV cobre os festejos do Garapão no Campo Redondo

Imagem
A cidade de Varzelândia se prepara para viver, neste sábado (23), um dos momentos mais marcantes de sua tradição cultural. O Garapão, festa que reúne cavalgada, música, religiosidade e gastronomia, terá neste ano uma cobertura especial: o programa Rota Inter TV, afiliada da Rede Globo no Rio de Janeiro, está em temporada em Minas Gerais e escolheu Varzelândia como cenário para registrar a força da cultura regional. A presença da emissora é motivo de orgulho para a população. A apresentadora Alyssa Gomes comandará as gravações, mostrando para todo o estado – e também para parte do país – a beleza e a autenticidade dos festejos que já se tornaram símbolo da identidade norte-mineira. Tradição e identidade cultural O evento é liderado pela gestão do prefeito Amâncio Oliva, que tem reforçado o apoio às manifestações culturais como parte essencial do desenvolvimento social e turístico do município. Para ele, a chegada da Rede Globo reforça a importância do Garapão como patrimônio imaterial: ...

Em Catuti o pouco volume de chuva prejudicou muitas lavouras de algodão

A colheita do algodão em Catuti, desta vez, é a pior desde a retomada da cultura no norte de Minas. Na região de Ferraz dez pessoas fazem o trabalho. Cada uma delas chega a colher quase 100 quilos do produto num dia. Parte da lavoura se perdeu, ou ainda não produziu.
O agricultor José Alvesde Souza plantou 13 hectares e ele esperava colher 2300 arrobas de algodão. Mas a estimativa agora é de 500 arrobas. E o seu José ainda não está satisfeito com o preço da saca do produto.
Parte da perda está relacionada a seca que atinge a região, que inclusive já é comparada com a que aconteceu em Catuti, na década de 1960.
A InterTV já mostrou em outras reportagens os altos índices de produtividade dos agricultores de Catuti, e a usina de beneficiamento do algodão em pleno funcionamento. Mas hoje, a realidade é bem diferente.
De acordo com o coordenador da retomada do algodão na região, em 2011, foram colhidas 900 toneladas, e neste ano o número despencou para 100.
O projeto de retomada do algodão no norte de Minas foi iniciado em 2006 em Catuti. Aqui na região de vista alegre foi feita a primeira lavoura desta espécie melhorada geneticamente. Esta lavoura aqui foi plantada em meados de dezembro do ano passado. E para ela produzir é preciso muita água.
O agricultor José Rodrigues tem duas plantações, que somam oito hectares. Aqui a chuva não desfez nem o preparo de solo porque não choveu praticamente nada.
Mesmo diante da situação, os agricultores esperam que a próxima safra seja melhor.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira