Câmara de Nova Porteirinha aprova repasse anual de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo

Imagem
Reunião realizada no dia 11 de julho. Foto: Pablo de Mello. Em sessão realizada no último dia 11 de julho, a Câmara Municipal de Nova Porteirinha aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei que autoriza o Executivo a realizar ajuda de custo anual no valor de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo, localizado em Janaúba. A iniciativa representa um avanço significativo na política de assistência social do município, especialmente no cuidado com os idosos. A aprovação contou com o apoio da maioria dos vereadores. Apenas dois parlamentares — Tereza do Social e Rona Cabeção — optaram por se abster. Os demais reconheceram a importância do projeto, destacando o impacto direto na vida de idosos de Nova Porteirinha, que hoje dependem da instituição sediada em Janaúba, já que o município ainda não conta com um abrigo próprio. Compromisso com os idosos O vereador Marcos Paulo, um dos principais defensores da proposta, destacou a relevância social da medida: “É um valor ainda modesto, mas repres...

Em Catuti o pouco volume de chuva prejudicou muitas lavouras de algodão

A colheita do algodão em Catuti, desta vez, é a pior desde a retomada da cultura no norte de Minas. Na região de Ferraz dez pessoas fazem o trabalho. Cada uma delas chega a colher quase 100 quilos do produto num dia. Parte da lavoura se perdeu, ou ainda não produziu.
O agricultor José Alvesde Souza plantou 13 hectares e ele esperava colher 2300 arrobas de algodão. Mas a estimativa agora é de 500 arrobas. E o seu José ainda não está satisfeito com o preço da saca do produto.
Parte da perda está relacionada a seca que atinge a região, que inclusive já é comparada com a que aconteceu em Catuti, na década de 1960.
A InterTV já mostrou em outras reportagens os altos índices de produtividade dos agricultores de Catuti, e a usina de beneficiamento do algodão em pleno funcionamento. Mas hoje, a realidade é bem diferente.
De acordo com o coordenador da retomada do algodão na região, em 2011, foram colhidas 900 toneladas, e neste ano o número despencou para 100.
O projeto de retomada do algodão no norte de Minas foi iniciado em 2006 em Catuti. Aqui na região de vista alegre foi feita a primeira lavoura desta espécie melhorada geneticamente. Esta lavoura aqui foi plantada em meados de dezembro do ano passado. E para ela produzir é preciso muita água.
O agricultor José Rodrigues tem duas plantações, que somam oito hectares. Aqui a chuva não desfez nem o preparo de solo porque não choveu praticamente nada.
Mesmo diante da situação, os agricultores esperam que a próxima safra seja melhor.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo