Incêndio próximo ao aeroporto de Janaúba mobiliza bombeiros e acende alerta em plena estiagem

Imagem
Na tarde desta sexta-feira, 25 de julho, um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de pastagem próxima ao aeroporto de Janaúba, no Norte de Minas Gerai s , exigindo uma rápida e coordenada ação do Corpo de Bombeiros Militar da cidade. O fogo consumiu cerca de três hectares de vegetação e se aproximava perigosamente da pista de pouso e decolagem, oferecendo riscos sérios à segurança das operações aéreas. Resposta rápida evitou consequências graves A guarnição do 7º Pelotão de Bombeiros foi imediatamente acionada e contou com o reforço de duas equipes da Prefeitura de Janaúba, que disponibilizaram caminhões-pipa para o combate às chamas. Foram utilizados abafadores, mangueiras e cerca de 5 mil litros de água para controlar o incêndio. Segundo os bombeiros, foram necessários aproximadamente 40 minutos de combate ininterrupto para debelar completamente o fogo e evitar que ele alcançasse a área operacional do aeroporto. “A rápida propagação das chamas, típica do período de estiagem...

Cejusc de Porteirinha realiza mutirão de casamento no "Dia D"

Ação em Porteirinha atendeu moradores com vários tipos de serviços além do mutirão de casamento (Crédito: Divulgação/TJMG)

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Porteirinha participou, pela primeira vez, do "Dia D" realizado na cidade do Norte de Minas em 16/9. O evento social reuniu diversas instituições públicas e privadas para atendimento à população, principalmente às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Durante o evento foi realizado um mutirão para converter a união estável de 25 casais em casamento. Segundo o juiz coordenador do Cejusc de Porteirinha, Rodrigo Colosimo, foi a primeira vez que esse tipo de ação foi feita na cidade. "O evento foi um sucesso. A comunidade abraçou e aprovou a iniciativa", disse.

Além do casamento comunitário, as ações sociais incluíram atermações de processos de divórcio, obrigações, pensões alimentícias e guarda de filhos. Nos casos em que havia a necessidade de representação processual, foi feito o encaminhamento para a assistência jurídica do município e para a Defensoria Pública. De acordo com o magistrado, também houve orientação sobre os benefícios da conciliação.

O evento aconteceu na principal praça de Porteirinha e foram feitos mais de 50 atendimentos ao público, formado por moradores dos cinco municípios da Comarca de Porteirinha (Porteirinha, Catuti, Serranópolis de Minas, Pai Pedro e Riacho dos Machados).

A ação foi realizada pelo Conselho de Ministros Evangélicos de Porteirinha (Comep), com participação do Cejusc e de outros órgãos públicos.

O juiz coordenador do Cejusc de Porteirinha, Rodrigo Colosimo, disse que a expectativa é a de que ações deste tipo possam ser levadas aos demais municípios que integram a comarca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo