Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Cejusc de Porteirinha realiza mutirão de casamento no "Dia D"

Ação em Porteirinha atendeu moradores com vários tipos de serviços além do mutirão de casamento (Crédito: Divulgação/TJMG)

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Porteirinha participou, pela primeira vez, do "Dia D" realizado na cidade do Norte de Minas em 16/9. O evento social reuniu diversas instituições públicas e privadas para atendimento à população, principalmente às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Durante o evento foi realizado um mutirão para converter a união estável de 25 casais em casamento. Segundo o juiz coordenador do Cejusc de Porteirinha, Rodrigo Colosimo, foi a primeira vez que esse tipo de ação foi feita na cidade. "O evento foi um sucesso. A comunidade abraçou e aprovou a iniciativa", disse.

Além do casamento comunitário, as ações sociais incluíram atermações de processos de divórcio, obrigações, pensões alimentícias e guarda de filhos. Nos casos em que havia a necessidade de representação processual, foi feito o encaminhamento para a assistência jurídica do município e para a Defensoria Pública. De acordo com o magistrado, também houve orientação sobre os benefícios da conciliação.

O evento aconteceu na principal praça de Porteirinha e foram feitos mais de 50 atendimentos ao público, formado por moradores dos cinco municípios da Comarca de Porteirinha (Porteirinha, Catuti, Serranópolis de Minas, Pai Pedro e Riacho dos Machados).

A ação foi realizada pelo Conselho de Ministros Evangélicos de Porteirinha (Comep), com participação do Cejusc e de outros órgãos públicos.

O juiz coordenador do Cejusc de Porteirinha, Rodrigo Colosimo, disse que a expectativa é a de que ações deste tipo possam ser levadas aos demais municípios que integram a comarca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG