Em menos de oito meses, prefeito Amâncio Oliva transforma infraestrutura de Varzelândia e prepara Parque de Vaquejada para grandes eventos

Imagem
Varzelândia vive um momento de mudanças significativas sob a gestão do prefeito Amâncio Oliva, que em menos de oito meses à frente do Executivo municipal já apresenta resultados visíveis. Entre as iniciativas, destacam-se a modernização da iluminação pública e obras estruturantes em um dos principais espaços de lazer e tradição da cidade: o Parque de Vaquejada Vicente Martins Pereira. Após dar início à troca das luminárias em diversos pontos da cidade — ação que visa melhorar a visibilidade, aumentar a segurança e reduzir custos com energia —, a Prefeitura direcionou esforços para a pavimentação da pista e da entrada do parque. A obra, segundo a administração, não é apenas estética, mas estratégica para garantir melhor fluxo de pessoas e veículos durante eventos, evitando transtornos comuns em períodos de grande público. A entrega da nova estrutura ocorre em momento oportuno: durante o s  Tradicionais Festejos do Senhor Bom Jesus 2025, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de agosto...

Em Janaúba mais de 12 mil cães e gatos foram vacinados



A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Janaúba finalizou na semana passada a campanha de vacinação antirrábica. Mais de 12 mil gatos e cachorros foram imunizados neste município. Os agentes de endemias estiveram tanto nas comunidades rurais quanto nos bairros vacinando cães e gatos.

De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Saúde, neste ano pelo menos 12.071 animais foram vacinados contra a raiva. De cada 10 doses aplicadas 9 foram em caninos. Eles representam 89,23% do quantitativo de imunizados. Diego Franc dos Santos Souza, Coordenador de Vigilância Ambiental e de Endemias, informa que foram vacinados 10.772 cachorros e 1.299 gatos.

Pelo menos dois terços desses animais se encontram na área urbana. Os agentes de endemias aplicaram a dose da vacina antirrábica em cada localidade seguindo o calendário previamente programado pela prefeitura. No centro e bairros de Janaúba a prevenção contra a raiva abrangeu 8.137 animais, sendo 7.155 cachorros e 982 gatos.

Nos distritos e comunidades rurais foram imunizados 3.934 animais. Nesse caso, a vacina contra a raiva foi aplicada em 3.617 cães e em 317 gatos.

Transmissão
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem. Se caracteriza como uma encefalite progressiva com letalidade de aproximadamente 100%. Trata-se de uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano pela vacinação de cães e gatos, além da existência de medidas eficientes de prevenção, como a imunização humana; a disponibilização de soro antirrábico humano e a realização de bloqueios de foco.

A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura. A doença também pode ser transmitida pela arranhadura ou lambedura desses animais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira