Ex-prefeito de Porteirinha Silvanei Batista e seu voo de galinha rumo à assembleia



Na cultura popular, o jargão “voo de galinha” é utilizado para conceituar aquilo que começa com uma aparência de que vai chegar longe, mas que logo cai por terra. Assim como voo de galinha, que não leva o animal tão longe quanto gostaria.

A tentativa do ex-prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista (PSB), de se posicionar regionalmente como uma liderança popular está acontecendo sob o olhar atento das redes sociais. Com reuniões periódicas e quase semanais, o possível candidato busca abrir caminho para o período eleitoral que está por vir, quando deve ser lançado, segundo informações internas, por Paulo Guedes, candidato do PT à Câmara Federal, como seu aliado na assembleia de Minas Gerais.

Para quem vê de longe, pode até parecer um bom início de trabalho, de alguém que busca seu sonho de continuidade na carreira política com novos patamares, novas conquistas. Porém, para quem acompanha os bastidores e os números reais, há uma incompatibilidade entre o que se projeta, diante da realidade política e capital do ex-prefeito, e o que se vislumbra em cenário real, para o próximo ano. As eleições acontecerão daqui a menos de doze meses.

O cenário político atual
Para conseguir alcançar a eleição de deputado estadual por Minas Gerais, Silvanei Batista precisará ter algo entre 40 e 50 mil votos, de acordo com os números médios da eleição de 2018 para os candidatos que foram eleitos pelo seu partido, o PSB. A cidade de Porteirinha, onde Silvanei atuou como Prefeito por dois mandatos consecutivos, lhe conferiu 13.052 votos em 2012, ano de sua primeira eleição, e 13.438 votos em 2016, ano de sua reeleição. Supondo que todos os eleitores que votaram no candidato a prefeito em 2016, votassem novamente para deputado estadual em 2022, ainda lhe faltariam em torno de 30 mil votos para conseguir ser eleito.

Levando em consideração a presença de tantos outros candidatos e políticos eleitos nas cidades pertencentes a mesorregião Norte de Minas, alguns já atuantes há décadas, penetrar como possível novo candidato à preferência destes currais eleitorais nem sempre é uma tarefa que depende somente das boas intenções, discurso afinado e belas palavras. A troca de apoio político entre prefeitos e deputados no período eleitoral é tida no meio como a melhor oportunidade de barganha, onde quem já está dentro da máquina pode oferecer mais, e assim obter mais apoio.

Soma-se a estes fatores negativos à sua candidatura, o visível isolamento que há entre o ex-prefeito e seus principais pares políticos comandantes do executivo das cidades circunvizinhas ao seu curral eleitoral. Nos bastidores, este isolamento é tido como uma medida protetiva acertada entre pares, afim de garantir que não haja ascensão do ex-prefeito nos currais eleitorais mais próximos ao seu.

Previsões e bastidores
Em conversas com pessoas próximas ao ex-prefeito, foi colocado que existe a possibilidade do mesmo não disputar as eleições de 2022 para deputado estadual, afim de preservar sua imagem e boa aprovação local, caso sinta que não será bem aceito regionalmente até o prazo de confirmação da candidatura. Caso esta hipótese seja confirmada, Silvanei Batista deverá sair como candidato a prefeito novamente em 2024, para tentar seu terceiro mandato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos