Salvem a Igreja de São José do Gorutuba



A Capela de Nossa Senhora da Soledade em São José do Gorutuba, zona rural de Porteirinha, encontra-se em estado crítico. A situação que já se arrastou por longos anos, é tão grave que chegou ao risco iminente de desabamento.

Frente a atual situação, e pela aparente negligência dos poderes públicos e dos responsáveis pelo templo, que é tombado pelo patrimônio histórico e cultural, criamos a Campanha "Salve São José do Gorutuba".

Buscamos através dessa campanha, informar a população sobre a real situação de conservação do bem imóvel e cobrar dos poderes públicos responsáveis pela preservação do patrimônio histórico, nas esferas federais, estaduais e municipais, que viabilizem os investimentos necessários para a realização das obras de restauro da Capela.

Atualmente a estrutura da capela encontra se com suas bases expostas e destruídas por infiltrações causadas pelas chuvas. Recentemente foi descoberta uma grande instabilidade no solo, o que causa um "escorregamento" das paredes, algumas já se mostram fora do prumo e escoradas há algum tempo. O revestimento já caiu em vários pontos, internos e externos, expondo sua estrutura de madeira e as paredes de grandes adobes. Os assoalhos de madeira apresenta-se com partes bastante danificadas pelo tempo. São inúmeros danos que requer manutenção especializada.

Enfim, o que se pede é socorro, que sejam tomadas as devidas providências para a preservação do bem histórico, para que a Capela de Nossa Senhora da Soledade continue encantando os moradores e aos turistas que vêm de longe para apreciar sua beleza e simplicidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos