Jaíba prepara investimento de 05 milhões de reais no turismo de negócios e fruticultura



(Por Milena Silveira) A cidade de Jaíba abriga o maior projeto de irrigação de fruticultura da América, o Projeto Jaíba, de onde saem toneladas e mais toneladas de frutas de altíssima qualidade para os mercados nacionais e internacionais, produzidos a muitas mãos e por muitas pequenas propriedades rurais. Esta produção e exportação de frutas posicionou o município como destino de grandes investimentos, o que marca a geração de emprego, renda e oportunidades associadas, muitas vezes não aproveitadas da maneira correta.

Em Jaíba, visitando as ruas e comércios da cidade, fica evidente que há um fluxo de pessoas muito grande, em todos os segmentos dos comércios e prestação de serviços. Os bares, restaurantes, lanchonetes e outros pontos de lazer já não mais conseguem atender a demanda em dias de muita procura. A rede hoteleira, que hoje conta com apenas três hotéis em toda a cidade, não é capaz de suportar as demandas corriqueiras. Volta e meia está com capacidade máxima em todos os dias da semana.

Estes são indicadores da existência de uma movimentação turística muito maior que o normal, mesmo para uma cidade onde há grande fluxo de negócios. Como a cidade ainda não havia se preparado para absorver este desenvolvimento e oferecer condições de melhor preparar o setor e seus atores principais, podemos observar facilmente estas demandas que a cidade possui para destravar um importante setor econômico associado ao grande potencial comercial que a cidade: o turismo de negócios e fruticultura.

O consultor de turismo do município, Benjamin Telles, contratado para desenvolver o Plano Municipal de Turismo junto à Secretaria de Cultura e Turismo, nos contou em entrevista que “há um enorme fluxo de pessoas, comércio e serviços no universo da fruticultura. O que estamos fazendo é organizar e canalizar este fluxo para consumir, também, os produtos e serviços turísticos associados à fruticultura.” Ainda segundo ele, “estamos trabalhando para abrir ao turismo as propriedades rurais e familiares do Projeto Jaíba, em parceria direta com os próprios produtores. Levaremos o empresário, o comerciante, o visitante estrangeiro, para conhecer como vive, como produz, como se desenvolvem os produtores que dão sustentação a esta enorme cadeia produtiva nacional. Tudo preparado e qualificado para ser turístico, e para oferecer aos visitantes as experiências que ele busca neste tipo de atividade.”

Sendo coordenado pela Secretária de Cultura e Turismo, o Plano Municipal de Turismo, conforme apurado pela reportagem, será o instrumento público de organização das políticas públicas de investimento e desenvolvimento do turismo de negócios e fruticultura para os próximos quatro anos. No instrumento é possível observar todas as ações que estão previstas para os anos seguintes, bem como seu cronograma físico-financeiro, que aponta, entre outras coisas, as possíveis fontes de recurso e financiamento. Ainda segundo Benjamin Telles, consultor de turismo do município: “O Plano Municipal de Turismo foi elaborado a partir de muitas reuniões, ouvindo muitas pessoas e debatendo sobre as ideias que estão contidas nele. Nada foi feito sozinho, e todos os principais interessados tiveram a oportunidade de se manifestar, posicionar e buscar o que entende como sendo melhor. Agora, uma vez finalizado o projeto, caberá ao Conselho Municipal de Turismo aprovar e ratificar o Plano, que passa a vigorar imediatamente.”

Procurada por nossa reportagem para falar sobre o ambicioso projeto de investimentos no turismo de negócios e fruticultura, a Secretária Roberta Silva nos deu as seguintes declarações:

1 – Como a Sra. enxerga o turismo do município daqui cinco anos? Com base no projeto que foi apresentado pelo Sr. Benjamin Telles, consultor de turismo do município, a Sra. acredita que é possível alcançar um desenvolvimento sustentável dos potenciais turísticos que a cidade oferece?

Acredito sim, que a cidade estará em pleno desenvolvimento sustentável dos potenciais turísticos devido ao que hoje está em plena ascensão, que são os múltiplos investimentos de grande porte, a alta taxa de circulação de pessoas, que entram e saem da cidade todos os dias fazendo negócios, prestando serviços. E tudo isso aliado à gestão municipal, em paralelo com a comunidade, organizando o setor do turismo de negócios e fruticultura, que vai consolidar cada vez mais atrelada à economia do município, gerando emprego, renda e desenvolvimento.

2 – Conforme repassado a mim pelo Sr. Benjamin Telles, a Prefeitura de Jaíba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, pretende investir até R$ 5 milhões de reais nos próximos quatro anos. Este é um projeto bastante ousado, que poderá entrar para os grandes projetos de investimento da região. Como será feito o financiamento e aporte destes investimentos? A Secretaria de Cultura de Turismo está preparada para executar todo o projeto, caso tenha recursos para tal?

Estamos concluindo o Plano Municipal de Turismo, que abrange todo o município, e em todos os setores. Envolve diretamente o investimento na modernização da governança do turismo de negócios, investimento na melhoria e ampliação de estruturas da cidade e Projeto Jaíba, como praças, ruas, sinalização turística de espaços de eventos e lazer, implementação do Centro de Atendimento ao Visitante, um plano bem completo. Ao todo, serão mais ou menos os R$ 5 milhões de investimento diretos, tanto com recurso próprio do munícipio, como de emendas parlamentares, parcerias com empresas privadas e também captação de recursos através de editais públicos e privados. É através desse planejamento transversal, que une todas as camadas da produção associada ao turismo de negócios e fruticultura que a Secretaria está se preparando para transformar a realidade deste segmento em um novo momento para todos os Jaíbenses.

3 – Quais as maiores dificuldades a Sra. observa no turismo de negócios e fruticultura de Jaíba hoje e como estão trabalhando para superar estas dificuldades?

Primeiramente, é fazer as pessoas perceberem o potencial do turismo de negócios da cidade, e como ele poderá mudar definitivamente a vida e realidade de milhares de pessoas. Uma outra dificuldade que temos é facilitar o acesso da fruticultura aos grandes centros de comercialização. Com a construção da ponte que liga Matias Cardoso à cidade de Manga, e a pavimentação das estradas que ligará a nossa região ao mercado Centro Oeste, acredito que será uma etapa vencida e alavancará ainda mais o trabalho que estamos desenvolvendo. Jaíba está vivendo um novo momento de sua realidade. Há crescimento econômico em todas as esferas, e agora trabalhamos para fazer este desenvolvimento se estender para o turismo, cultura, esporte e lazer.

Fonte: Portal Serra do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos