Tentativa de feminicídio choca Janaúba: rapaz de 18 anos esfaqueia a própria mãe dentro de casa

Imagem
Vítima de 38 anos foi socorrida com múltiplos ferimentos; agressor foi preso em flagrante enquanto tentava fugir Janaúba, no Norte de Minas Gerais, foi palco de um episódio de violência extrema neste fim de semana. Uma mulher de 38 anos foi atacada dentro da própria casa pelo filho, de apenas 18 anos, e sobreviveu após ser esfaqueada diversas vezes. O caso foi registrado como tentativa de feminicídio pela Polícia Militar. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima relatou que estava em casa quando o filho se levantou, foi até a cozinha e retornou com uma faca tipo peixeira. Antes de desferir os golpes, teria dito: “desculpa, mãe”. Em seguida, passou a agredi-la. Ferida, a mulher conseguiu correr até a rua para pedir socorro. Uma vizinha prestou os primeiros atendimentos e acionou a polícia. Testemunhas contaram que o jovem ainda perseguia a mãe, com a arma em mãos, quando foi surpreendido pelos militares. Ele tentou fugir, mas foi contido e preso em flagrante. A faca utilizada no crime ...

Norte de Minas Gerais teve aumento de 41.562 habitantes



O Norte de Minas registrou um aumento de 41.562 habitantes em 2021 em relação a 2020, conforme estimativas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são do Departamento de Convênios da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). Os dados mostram que o Norte de Minas aumentou de 1.728.354 para 1.779.701 pessoas. Os municípios de Bocaiuva e Lontra reduziram sua população em 420 e 423, habitantes, respectivamente. Bocaiuva tinha 50.941 pessoas, agora são 50.521; Lontra, por sua vez reduziu de 10.189 para 9.766 habitantes.

São João das Missões registrou crescimento populacional no período. Antes, eram 13.232 pessoas; agora, são 13.585. Havia uma expectativa de mudança de cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas como a lei aprovado pelo Senado Federal permite a mudança nas cotas apenas depois de realizado o Censo Geral, nenhum dos municípios será prejudicado.

O IBGE teve de fazer esse ano a estimativa demográfica com base no Censo de 2010, tendo em vista que faltou recursos orçamentários para fazer o Censo desse ano. Esse dado é que define a cota do FPM e ainda os repasses nos programas públicos, como saúde, educação e assistência social. O coordenador do Departamento de Convênios da Amams, José Antonio Barbosa explica que “os gestores fiquem atentos ao prazo de contestação da estimativa populacional. Os gestores municipais podem – até o dia 15 de setembro de 2021 – encaminhar ao IBGE suas contestações referentes às estimativas populacionais dos Municípios, formalmente documentadas e direcionadas ao órgão. Lembrando que as estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. Essa divulgação anual obedece ao art. 102 da Lei 8.443/1992 e à Lei Complementar 143/2013”.

Ele desta “que existem 251 Municípios que estão próximos das mudanças do FPM, na faixa de até 500 habitantes. Essas cidades podem entrar com recurso junto ao IBGE e tentar aumentar sua população e seus coeficientes do FPM para o próximo ano”. O Departamento de Convênios da Amams dará o suporte aos municípios interessados. No Norte de Minas, o menor município continua sendo Glaucilândia, com 3.177 habitantes, depois Santa Fé de Minas com 3.806 e Campo Azul com 3.830. O maior é Montes Claros com 417.478 habitantes, depois; Janaúba, com 72.374; Januária, com 67.958; Pirapora, com 56.845 e; São Francisco, com 56.625.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro