Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Atenção Janaúba e região, termina amanhã (30) as inscrições para o curso gratuito Trilhas de Futuro


A Secretaria de Estado de Educação, por meio do projeto Trilhas de Futuro, está com inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos em várias cidades das regiões Norte, Central e Vale do Jequitinhonha. O prazo segue até a próxima segunda-feira (30).


Os candidatos devem se cadastrar pelo site do programa, onde é possível verificar as oportunidades que estão sendo oferecidas. Há vagas para Araçuaí, Bocaiuva, Brasília de Minas, Coração de Jesus, Curvelo, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Pedra Azul.
 

Há cursos técnicos em eletrônica, mecânica, manutenção de máquinas industriais, mecatrônica, qualidade, enfermagem, saúde bucal, prótese dentária, segurança do trabalho, entre outros. Veja todos aqui.
 

Segundo as informações que constam no site do programa, a previsão é de que as aulas tenham início em outubro. Não há limite de idade para concorrer e cada candidato pode se cadastrar para até três cursos.


Podem se inscrever:
Estudantes de escolas públicas e privadas matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio
 

Estudantes matriculados qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Estudantes matriculados ou que já concluíram o Ensino Médio
 

Para se inscrever é preciso fornecer informações como nome completo, data de nascimento, endereço, CPF, nome da mãe/pai ou responsável legal e escolaridade.
 

Os alunos selecionados receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação. Duas chamadas com os nomes escolhidos serão divulgadas no site, após esse período será feita a disponibilização de vagas remanescentes. O resultado leva em conta critérios de prioridade:

Estudantes que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública estadual
 

Estudantes que estejam cursando o segundo ano do ensino médio na rede pública estadual
 

Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio na rede pública estadual
 

Estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede pública federal ou municipal
Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio na rede pública federal ou municipal
 

Estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede particular
Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio na rede particular
Egressos do ensino médio, oriundos de qualquer rede

Para que a matrícula seja efetivada é preciso que os pais/responsáveis ou o próprio estudante, quando maior de idade, se apresentem na instituição escolhida com os seguintes documentos:
 

Documento de identidade ou, na sua ausência, certidão de nascimento do aluno, original e cópia
 

CPF do estudante, original e cópia
Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade
 

Declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio
 

Declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio.
 

Para os menores de idade é preciso, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG