Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Incra anuncia medidas para evitar rompimento da Barragem da Caatinga



(POR GIRLENO ALENCAR) A Superintendência do Incra em Minas Gerais anunciou que tomará medidas para evitar o rompimento da Barragem da Caatinga, localizada na zona rural de Bocaiuva. Em mensagem enviada ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Pacuí, Jequitaí e parte do São Francisco, ela informou que aumentará a vazão do canal da barragem de 10 metros cúbicos por segundo para 180 metros cúbicos por segundo, como determinou a Justiça Federal. Informou ainda que está contratando um estudo para conhecer a barragem e com isso, saber quais medidas precisa adotar, como a capacidade de armazenamento e a estabilidade.

Uma das medidas adotadas foi a contratação de maquinário para obra no vertedouro, retirando a manilha que permite apenas 10 metros cúbicos por seguindo de água, insuficiente para garantir a segurança. Também foi aberto canal de emergência, que está solapando e causando problemas. Com esse canal, a água poderá escoar livremente sem a obstrução. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica, José Walter Alves explica que fez uma videoconferência com o engenheiro Júlio Gabriel, funcionário da Secretaria Estadual de Agricultura e que está assessorando o Incra na recuperação da barragem da Caatinga e ele informou ainda que existe um projeto paliativo, mas que o projeto da segurança da barragem, está em fase de licitação, e que os recursos já estão garantidos para a execução a obra.

O problema da Barragem da Caatinga começou quando o conselheiro William Cesar Ireno alertou que o Incra estava esvaziando o local, jogando água limpa fora, numa região com crise hídrica, e justamente o Instituto que combate a seca no país. Ele pediu aos deputados para se mobilizarem a fim de reverter essa situação. Porém, desde janeiro de 2020 que o Incra iniciou esse esvaziamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG