REFORMA: MESMO EM ESTADO CRÍTICO, BR-251 ESTÁ FORA DE PROGRAMA

Considerada uma das mais precárias do Estado, a BR-251 não está na lista de licitação do Programa de Contratação, Restauração e Manutenção por Resultados (Pro-Crema), que prevê intervenções no pavimento de 57% da malha rodoviária federal sob sua responsabilidade em o todo o País. Das rodovias que cortam o Norte de Minas, apenas dois trechos da BR-365, que liga Montes Claros à região Centro-Oeste, foram listados para licitação. Já a BR-251, que é uma das mais movimentadas e perigosas do País, é também uma das mais vulneráveis aos riscos de acidentes. Tanto que também recebeu o nome de “Rodovia da Morte” por causa do grande número de pessoas que perderam a vida ao longo de toda a sua extensão, principalmente na Serra de Francisco Sá.

O corredor rodoviário, que liga Montes Claros ao Nordeste, foi tomado por buracos de todas as proporções, verdadeiras armadilhas para os motoristas, principalmente os “navegantes de primeira viagem”. Através de e-mails, telefonemas e bate-papos ao longo da malha viária, os usuários reclamam das condições da BR. Recentemente, a InterTV Grande Minas fez uma reportagem mostrando as reais condições do pavimento da estrada federal. Carros trafegando na contramão poderiam ser vistos como uma imprudência, mas em vários trechos da rodovia é a solução utilizada pelos motoristas para desviar dos buracos. Muitos acabam obrigando os acostamentos para evitar os buracos e, consequentemente, os prejuízos.

A emissora de TV já mostrou o problema várias vezes. Em novembro, as chuvas provocaram muitos estragos e acidentes na BR-251. Em dezembro, a equipe revelou que, no quilômetro 447, perto de Barrocão, no município de Grão-Mogol, uma cratera ocupava totalmente uma das pistas. Alguns quilômetros adiante, mais buracos e muita irritação dos motoristas. Em outro trecho da BR-251, que fica próximo a Francisco Sá, os motoristas precisam fazer manobras arriscadas para evitar os buracos. Com isso, alguns profissionais saem ganhando, como borracheiros e operadores de guincho, já que a todo o momento aparece serviço para fazer, já que muitos carros têm pneus furados e estourados, enquanto outros acabam tendo outros problemas mais sérios.

O supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Montes Claros, Antônio Péricles Ferreira, informou que a licitação para obras nos trechos que apresentam maior incidência de buracos já foi concluída. Ele disse ainda que a previsão era de que em até 15 dias os contratos seriam assinados. Com isso, as empresas ganhadoras do processo licitatório vão iniciar os trabalhos. Porém, esse processo deve fazer parte de outro programa, já que não está incluído nos primeiros editais do Pro-Crema, lançado em dezembro, que contemplam 5.649 quilômetros de 27 rodovias em nove Estados, com investimento aproximado de R$ 3,6 bilhões. Apenas dois trechos da BR-365 fazem parte do Programa.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com


Fonte: JN Notícias

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