Chuva deixa 12 mortos e 99 cidades em situação de emergência em Minas

Algumas cidades, como Governador Valadares, foram totalmente destruídas.
Nesta sexta-feira (6), a Defesa Civil atualizou para 99 o número de municípios que decretaram situação de emergência em Minas devido aos estragos causados pelas chuvas. A partir de agora, passam a integrar a lista Oliveira, Campo Belo e Carmópolis de Minas, no Centro-Oeste mineiro; Muriaé, Ervália, São Geraldo, Matipó, Rio Doce, Astolfo Dutra e Paula Cândido, na Zona da Mata, além de Várzea da Palma e Montes Claros, no Norte do Estado.
Outras 56 cidades também notificaram prejuízos, mas não chegaram a publicar o decreto. Ao todo, mais de 11.870 pessoas ficaram desalojadas e 876 desabrigadas. o òrgão confirma 35 feridos em todo o estado. No total, mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelos temporais.

O número de mortos também subiu. Segundo a Defesa Civil Estadual, são 12 óbitos em Minas devido à chuva, desde outubro de 2011, quando deu início o período chuvoso. Os últimos casos computados foram de um casal, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, além de dois rapazes em Ponte Nova e Guaraciaba, ambas na Zona da Mata.

Em Valadares, o Corpo de Bombeiros resgatou os corpos de um casal que ficou soterrado após o deslizamento de um muro de arrimo no Distrito de Baguari, a 20 km da cidade, na manhã desta sexta-feira (6). O homem, de 43 anos, e a mulher, 37, foram encontrados sob os escombros após quase seis horas de buscas. Eles não resistiram aos ferimentos. Uma criança de 11 anos e uma adolescente de 16 foram socorridas com escoriações pelo corpo. Doze militares, com o apoio de uma máquina retro escavadeira, realizaram os trabalhos.

Em Guaraciaba, um rapaz de 23 anos tentou atravessar uma rua inundada, mas acabou sendo arrastado pelas águas do Rio Piranga na última quarta-feira (4). O corpo foi localizado e estava com os chinelos nas mãos.

No Triângulo Mineiro, o corpo de um rapaz de 24 anos foi encontrado às margens do Rio Arantes, em União de Minas. O desaparecimento foi registrado no dia 2 deste mês e o corpo encontrado na última quarta-feira (4), a cerca de 4 km do local onde o jovem foi visto pela última vez.

De acordo com a Defesa Civil, os relatos oficiais confirmam que não chovia há cerca de 48h na localidade quando a vítima e um amigo tentaram cruzar o rio cavalgando. No meio do caminho, eles foram surpreendidos pela força das águas e arrastados. O rio estava acima do seu nível normal. O outro homem ainda está desaparecido.


Não registrado
A Defesa Civil Estadual ainda não contabilizou a morte de um morador de Ponte Nova, na Zona da Mata, que foi levado pela correnteza após cair em um rio que corta a cidade. Apesar de um vídeo que mostra o rapaz sendo carregado pela água do rio Piranga e relatos de moradores, o caso ainda está sendo analisado pelo órgão.

Ele foi levado pela correnteza na terça-feira (3) depois de escorregar e cair dentro que corta o centro da cidade. De acordo com a prefeitura, a família da possível vítima informou que ele estava próximo ao rio e teria desobedecido os avisos de interdição. Policiais militares tentaram resgatar o corpo, mas, por causa da enxurrada, não conseguiram. O corpo, no entanto, ainda não foi localizado.



Desaparecidos
Segundo a Defesa Civil, duas pessoas estão desaparecida no Estado após os temporais dos últimos dias. Trata-se de uma moradora de Santo Antônio do Rio Abaixo, na região Central, que teria sido levada pela enxurrada, junto com a casa que morava. O outro sumido acompanhava a vítima encontrada em União de Minas.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos