Matias Cardoso se prepara para a 7ª Conferência Municipal de Saúde: participação popular será fundamental para fortalecer o SUS

Imagem
MATIAS CARDOSO (MG) – No próximo dia 14 de julho, quinta-feira, o município de Matias Cardoso viverá um momento decisivo para o futuro da saúde pública local. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a 7ª Conferência Municipal de Saúde, um espaço democrático e participativo que reúne gestores, profissionais de saúde e a população para discutir melhorias e traçar novas estratégias para o setor. O evento será realizado no Serviço de Convivência, ao lado da sede da Prefeitura, com início pela manhã. Todos os moradores estão convidados a participar, levando suas opiniões, sugestões e demandas para contribuir com a construção de uma saúde mais eficaz, democrática e voltada para as necessidades reais da comunidade. Com o lema “Defender e valorizar o SUS, garantir direitos e construir juntos uma Matias Cardoso melhor”, a conferência vai abordar temas como o acesso universal e humanizado aos serviços, fortalecimento da atenção básica, valorização dos profissionais de sa...

Brasil arrecada 1 trilhão e 600 milhões de reais em impostos

R$1.600 trilhão. Será que as pessoas conseguem entender quanto dinheiro esse valor significa?

Muitos não fazem nem noção do quanto isso vale. Para quem gosta de apostar na loteria, esse montante é equivalente a nove prêmios da mega sena acumulada.

Seria suficiente para comprar 55 milhões de carros populares, 42 milhões de casas ou pagar a conta de luz de todos os brasileiros por mais de um milhão de anos. Esse é o imposto pago no Brasil só em 2011. Minas Gerais arrecadou cerca de R$35 bilhões este ano.

Maria Zilda Machado, empresária, fala que Minas Gerais arrecada esse número alto de impostos, porque ela é adepta a substituição tributária antes dos produtos chegarem às lojas.

Amaury Gonçalves, economista, explica que os estados que cobram menos ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) acabam atraindo empresas para estes estados.

Para que a margem de lucro não fique muito reduzida, cada comerciante calcula o valor a ser repassado ao consumidor. E apesar do imposto pesar no bolso da população, para Amaury Gonçalves, a cobrança é necessária. O país não funcionaria sem a arrecadação de impostos. Serviços básicos como a saúde, educação e segurança pública dependem desse dinheiro. No entanto, esses recursos deveriam ser aplicados de forma mais eficiente. Amaury fala que o dinheiro sendo melhor gerenciado, pode render mais e melhores serviços para a população.





Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira