Brasil arrecada 1 trilhão e 600 milhões de reais em impostos

R$1.600 trilhão. Será que as pessoas conseguem entender quanto dinheiro esse valor significa?

Muitos não fazem nem noção do quanto isso vale. Para quem gosta de apostar na loteria, esse montante é equivalente a nove prêmios da mega sena acumulada.

Seria suficiente para comprar 55 milhões de carros populares, 42 milhões de casas ou pagar a conta de luz de todos os brasileiros por mais de um milhão de anos. Esse é o imposto pago no Brasil só em 2011. Minas Gerais arrecadou cerca de R$35 bilhões este ano.

Maria Zilda Machado, empresária, fala que Minas Gerais arrecada esse número alto de impostos, porque ela é adepta a substituição tributária antes dos produtos chegarem às lojas.

Amaury Gonçalves, economista, explica que os estados que cobram menos ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) acabam atraindo empresas para estes estados.

Para que a margem de lucro não fique muito reduzida, cada comerciante calcula o valor a ser repassado ao consumidor. E apesar do imposto pesar no bolso da população, para Amaury Gonçalves, a cobrança é necessária. O país não funcionaria sem a arrecadação de impostos. Serviços básicos como a saúde, educação e segurança pública dependem desse dinheiro. No entanto, esses recursos deveriam ser aplicados de forma mais eficiente. Amaury fala que o dinheiro sendo melhor gerenciado, pode render mais e melhores serviços para a população.





Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos