Transposição do Rio São Francisco tem prejuízo de R$ 8,6 milhões, aponta relatório do TCU

O Ministério da Integração Nacional ainda não fez nada, mas tem uma série de ajustes pra fazer nas obras do eixo leste do projeto de transposição do Rio São Francisco. Entre os problemas apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), estão o superfaturamento de preços, atrasos e fiscalização omissa – com prejuízos estimados em R$8,6 milhões. A auditoria foi realizada entre junho de 2010 e maio deste ano.
O projeto foi uma das principais plataformas de campanha do Programa de Aceleração do Crescimento e da campanha de Dilma Rousseff no Nordeste. Já é o quinto ano consecutivo em que o TCU encontra irregularidades nas obras – que já passaram em 30% o orçamento original e deve ser concluída com pelo menos cinco anos de atraso.
O relatório que foi entregue há seis meses pelo Ministério da Integração Nacional determinava que o governo obrigasse as empreiteiras do consórcio encarregado por cinco trechos licitados no eixo leste a retomar imediatamente as obras. A pasta não tomou providências e os problemas pioraram. O eixo leste cobre uma população de 4,5 milhões de habitantes em 168 municípios dos estados de Pernambuco e da Paraíba.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe