Papel do vereador é discutido durante congresso da AVAMS


Samuel NunesRepórter 


Com a participação de lideranças políticas locais e regionais, aconteceu na manhã de ontem, 9, o XVIII Congresso de Câmaras Municipais e Vereadores da Área Mineira da Sudene. Entre os temas foram abordados o Gás é nosso e Exploração de Gás Natural na Bacia do São Francisco.
O vereador na cidade de Itacarambi e presidente da Avams - Associação de Câmaras e Vereadores da Área Mineira da Sudene, Sebastião Alves dos Santos, destacou a importância do encontro que no entendimento dele foi uma oportunidade de se multiplicar conhecimento.
- Assumimos a Avams em março com o intuito de dar continuidade ao trabalho. A criação desta entidade foi pensando nos direitos e deveres do vereador e das demandas da nossa região. Sabemos das dificuldades, mas fazemos o possível, tendo inclusive já visitado 30 câmaras pedindo para resgatar o número de agentes políticos no estado, relata.
O parlamentar afirma ainda que foi realizado neste ano dois seminários, sendo um em Januária e outro na cidade  de Janaúba atendendo lideranças políticas da Serra Geral.
- Somos o legítimo representante do povo, o elo entre a comunidade e o legislativo. O vereador é o agente político mais próximo da população, daí sua importância no contexto político do país, sustenta.
Sebastião Alves dos Santos lembra o papel do vereador que é o de mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Segundo ele, cabe ao legislador o que ele denomina de sagrada função que é o de fiscalizar.
- O vereador deve ser independente, polêmico, atuante, concordar com o que considera certo e discordar do que considerar que esteja errado. Pensando desta forma vamos buscar juntos com a nossa associação o aprimoramento, e a integração entre a classe e os órgãos competentes e, sobretudo, ser o representante da vontade do povo, afirma.
Raphael Olivé, professor da escola do legislativo da assembléia legislativa de Minas Gerais, especialista em Políticas e Gestão Governamental ressaltou a importância de o vereador ter conhecimento da lei orgânica, Constituição Federal e independência no momento de se votar projetos de lei.
O ex- deputado estadual e federal, Genival Tourinho, advogado, proferiu palestra intitulada o Gás é nosso. Há mais de 50 anos luta por esta causa sendo um profundo estudioso neste tema.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe