Sonda encontra planeta parecido com a Terra e fora do sistema solar

O Kepler 22b pode ser rochoso ou gasoso
e orbita ao redor de uma estrela semelhante ao Sol
A Agência Espacial dos EUA (Nasa, na sigla em inglês), anunciou a descoberta de um planeta a 600 anos-luz de distância da Terra, com tamanho e condições físicas parecidas com a do nosso planeta. O corpo celeste, chamado de Kepler 22b, foi detectado pela sonda Kepler, que enviou também informações sobre a distância entre o novo planeta e uma estrela de grande porte.

A partir destes dados, os cientistas acreditam que pode haver água líquida na superfície e uma atmosfera consolidada, características propícias para o surgimento de vida. Os astrônomos chamam de 'zona habitável' esta distância ideal entre planeta e estrela. No sistema solar, a Terra estaria na zona habitável em relação ao Sol.

Além do Kepler 22b, a sonda encontrou outros 54 astros com condições semelhantes, mas somente este foi classificado como planeta. Ele tem raio 2,4 vezes maior que o da Terra. O período de translação, tempo em que ele termina uma volta ao redor de sua estrela, é de 290 dias. A Nasa ainda não sabe informar se o Kepler 22b é gasoso ou rochoso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo