Janaúba e Jaíba lideram perda de Caatinga para Usinas Solares em Minas Gerais

Imagem
Complexo Solar Janaúba. Os municípios de Janaúba e Jaíba, localizados no Norte de Minas Gerais, estão no topo do ranking nacional de perda de vegetação nativa da Caatinga devido à expansão de usinas solares, conforme revela um estudo recente da iniciativa MapBiomas. Entre 2016 e 2024, Jaíba perdeu 2.840 hectares e Janaúba 2.409 hectares de Caatinga para a instalação de painéis fotovoltaicos, colocando-os como os dois municípios brasileiros com maior desmatamento do bioma para esse fim. Esses números alarmantes destacam o impacto ambiental da busca por energia limpa em uma região marcada pela riqueza natural e pela fragilidade ecológica. De acordo com o levantamento do MapBiomas, concluído em setembro de 2025, Minas Gerais lidera o ranking nacional de perda de Caatinga para usinas solares, com 59,84% do total desmatado no país para esse propósito. Do total de 35,3 mil hectares ocupados por usinas fotovoltaicas no Brasil em 2024, 13,1 mil hectares (37%) estão em Minas Gerais, com Janaúba...

Sonda encontra planeta parecido com a Terra e fora do sistema solar

O Kepler 22b pode ser rochoso ou gasoso
e orbita ao redor de uma estrela semelhante ao Sol
A Agência Espacial dos EUA (Nasa, na sigla em inglês), anunciou a descoberta de um planeta a 600 anos-luz de distância da Terra, com tamanho e condições físicas parecidas com a do nosso planeta. O corpo celeste, chamado de Kepler 22b, foi detectado pela sonda Kepler, que enviou também informações sobre a distância entre o novo planeta e uma estrela de grande porte.

A partir destes dados, os cientistas acreditam que pode haver água líquida na superfície e uma atmosfera consolidada, características propícias para o surgimento de vida. Os astrônomos chamam de 'zona habitável' esta distância ideal entre planeta e estrela. No sistema solar, a Terra estaria na zona habitável em relação ao Sol.

Além do Kepler 22b, a sonda encontrou outros 54 astros com condições semelhantes, mas somente este foi classificado como planeta. Ele tem raio 2,4 vezes maior que o da Terra. O período de translação, tempo em que ele termina uma volta ao redor de sua estrela, é de 290 dias. A Nasa ainda não sabe informar se o Kepler 22b é gasoso ou rochoso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro