Grande conquista para Minas Gerais: articulação do prefeito Amâncio Oliva garante investimentos históricos para a revitalização do Rio São Francisco e abastecimento de água no Norte de Minas

Imagem
Minas Gerais celebra um marco histórico em prol do desenvolvimento sustentável e da dignidade do povo mineiro. Graças ao empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, serão investidos R$ 364 milhões na revitalização das bacias do Rio São Francisco e do Alto Paranaíba, além de R$ 20 milhões destinados à ampliação do acesso à água potável para milhares de famílias em diversas regiões do estado. Mas por trás dessa grande conquista, há também forte articulação regional liderada pelo prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva, que tem se destacado como uma voz firme e atuante em defesa dos municípios do Norte de Minas. Liderança regional que transforma Presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco (COMSAF), Amâncio Oliva desempenhou papel fundamental na união de forças e no diálogo entre os municípios, o Governo Federal e o Congresso Nacional. Graças a essa liderança articuladora, o inve...

Bando invade quartel militar no Norte de Minas para roubar armas

Cinco homens e dois adolescentes que invadiram um quartel da Polícia Militar para roubarem revólveres do local foram detidos. O caso ocorreu em Água Boa, no Norte de Minas, no último dia 7. O bando planejou uma simulação de assalto para distrair os militares. Um adolescente, de 16 anos, pulou o muro de uma casa no centro da cidade. A moradora da residência percebeu a presença dele no quintal da casa e acionou a polícia. Enquanto isso, o irmão dele, de 17 anos, esperava que os dois policiais de plantão saíssem do quartel para agir.

O adolescente contava com a escolta armada de um homem, ele então quebrou a janela do quartel militar e roubou dois revólveres calibre 38. “Havia mais armas e munição no quartel, mas eles estavam interessados mesmo nesses dois revólveres, que são de fácil manuseio”, contou o segundo-tenente Aluísio Geraldo Santos, da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar de Capelinha, que atende o município vizinho.

Os militares descobriram o plano do bando e iniciaram um rastreamento pela cidade. Os cinco homens, com idade entre 18 e 33 anos, foram presos e dois adolescentes apreendidos. O jovem de 16 anos contou à polícia que as armas roubadas foram entregues para o cunhado dele, que seguiu no mesmo dia, em uma motocicleta, para a capital mineira. Em Belo Horizonte, o homem trocaria as armas por drogas ou mais armas no Conjunto Felicidade, em Belo Horizonte.

Antes de contar a versão, porém, o bando tentou ganhar tempo para que o homem que levava as armas chegasse a capital. “Eles disseram que as armas estavam no cemitério da cidade, em lotes vagos e outros pontos. Fizemos o rastreamento e ainda conseguimos encontrar um revólver de calibre 32, uma espingarda e uma cartucheira de calibre 28, que estavam com o homem que fazia a escolta do adolescente no quartel”, disse o segundo-tenente Aluísio.

Todos os envolvidos tinham passagem pela polícia, alguns deles por tentativa de homicídio, estupro, roubo, arrombamento a residência e porte ilegal de armas. Os homens foram presos e encaminhados para a cadeia pública de Capelinha. Já os adolescentes foram liberados, uma vez que não há centro de internação para adolescente autor de ato infracional na cidade. Um dos adolescentes, conforme o segundo-tenente Aluísio, já cumpre medida socioeducativa no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Água Boa.

Os militares de Capelinha avisaram a Polícia Militar de Belo Horizonte sobre o roubo e o plano do homem em trocar as armas no Conjunto Felicidade. O suspeito, porém, não foi localizado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga