Matias Cardoso se prepara para a 7ª Conferência Municipal de Saúde: participação popular será fundamental para fortalecer o SUS

Imagem
MATIAS CARDOSO (MG) – No próximo dia 14 de julho, quinta-feira, o município de Matias Cardoso viverá um momento decisivo para o futuro da saúde pública local. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a 7ª Conferência Municipal de Saúde, um espaço democrático e participativo que reúne gestores, profissionais de saúde e a população para discutir melhorias e traçar novas estratégias para o setor. O evento será realizado no Serviço de Convivência, ao lado da sede da Prefeitura, com início pela manhã. Todos os moradores estão convidados a participar, levando suas opiniões, sugestões e demandas para contribuir com a construção de uma saúde mais eficaz, democrática e voltada para as necessidades reais da comunidade. Com o lema “Defender e valorizar o SUS, garantir direitos e construir juntos uma Matias Cardoso melhor”, a conferência vai abordar temas como o acesso universal e humanizado aos serviços, fortalecimento da atenção básica, valorização dos profissionais de sa...

MINAS COMEÇOU NO NORTE: DEPUTADOS CRIAM O “DIA DOS GERAIS”

Foi aprovada nessa terça-feira, pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Proposta de Emenda à Constituição 21/2011 que dá nova redação ao artigo 256 da Constituição Estadual e inclui o Dia dos Gerais como data magna do Estado.


De acordo com a PEC, o Dia dos Gerais, será comemorado a cada 8 de dezembro, quando a Capital será transferida simbolicamente para Matias Cardoso, no Norte de Minas, como forma de reconhecer a importância histórica da cidade. Atualmente, a Capital é transferida para Ouro Preto em 21 de abril (Dia de Tiradentes) e para Mariana em 16 de julho (Dia do Estado de Minas Gerais).

MARCO

O município de Matias Cardoso é considerado o marco inicial da colonização de Minas Gerais. Os chamados currais do São Francisco começaram a ser ocupados por volta de 1660, antes mesmo da descoberta de ouro em Mariana, que se deu em 1696, segundo o antropólogo da Unimontes João Batista de Almeida (Joba) Costa. Em pouco tempo o Vale do São Francisco, região então conhecida como campos gerais, passou a abastecer o Recôncavo Baiano com carne, peixe seco e farinha de mandioca.
Acredita-se que o arraial de Morrinhos, atual cidade de Matias Cardoso, tenha sido fundado pelo bandeirante de mesmo nome por volta de 1663.

A igreja de Nossa Senhora da Conceição, a mais antiga do Estado, foi inaugurada em 8 de dezembro de 1695, e levou 30 anos para ser concluída. A construção tem paredes com um metro de espessura e furos que sugerem que ela era utilizada também como uma fortificação para proteger as barrancas do São Francisco. De acordo com Joba costa, a igreja está em precário estado de conservação.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira