MINAS COMEÇOU NO NORTE: DEPUTADOS CRIAM O “DIA DOS GERAIS”

Foi aprovada nessa terça-feira, pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Proposta de Emenda à Constituição 21/2011 que dá nova redação ao artigo 256 da Constituição Estadual e inclui o Dia dos Gerais como data magna do Estado.


De acordo com a PEC, o Dia dos Gerais, será comemorado a cada 8 de dezembro, quando a Capital será transferida simbolicamente para Matias Cardoso, no Norte de Minas, como forma de reconhecer a importância histórica da cidade. Atualmente, a Capital é transferida para Ouro Preto em 21 de abril (Dia de Tiradentes) e para Mariana em 16 de julho (Dia do Estado de Minas Gerais).

MARCO

O município de Matias Cardoso é considerado o marco inicial da colonização de Minas Gerais. Os chamados currais do São Francisco começaram a ser ocupados por volta de 1660, antes mesmo da descoberta de ouro em Mariana, que se deu em 1696, segundo o antropólogo da Unimontes João Batista de Almeida (Joba) Costa. Em pouco tempo o Vale do São Francisco, região então conhecida como campos gerais, passou a abastecer o Recôncavo Baiano com carne, peixe seco e farinha de mandioca.
Acredita-se que o arraial de Morrinhos, atual cidade de Matias Cardoso, tenha sido fundado pelo bandeirante de mesmo nome por volta de 1663.

A igreja de Nossa Senhora da Conceição, a mais antiga do Estado, foi inaugurada em 8 de dezembro de 1695, e levou 30 anos para ser concluída. A construção tem paredes com um metro de espessura e furos que sugerem que ela era utilizada também como uma fortificação para proteger as barrancas do São Francisco. De acordo com Joba costa, a igreja está em precário estado de conservação.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos