Revisão biométrica dos eleitores de Espinosa começa dia primeiro de Dezembro

O corregedor regional eleitoral do TRE-MG, desembargador Brandão Teixeira, determinou nesta semana revisão do eleitorado com recadastramento biométrico em mais 15 cidades mineiras, entre elas Espinosa, no Norte do Estado, onde a revisão se inicia no dia primeiro de dezembro. O pedido havia sido feito pelo Deputado Estadual Tadeu Martins Leite – PMDB, após recebimento de denúncias locais e da constatação do elevado índice de eleitores que não compareceram ás urnas nas últimas eleições.

Em resposta á solicitação do Deputado Tadeu Martins Leite – PMDB, o TRE-MG determinou que fosse feita a verificação do número e endereço de eleitores, levando-se em conta principalmente que o número de abstenções nas últimas eleições foi superior a 20%. De início foi feita uma correição. A revisão com biometria vem após a homologação, pelo TRE-MG, dos trabalhos de correição realizados anteriormente pela Justiça Eleitoral (nos quais é feita a investigação do eleitorado por amostragem). Os eleitores deverão se apresentar pessoalmente, dentro do prazo estabelecido para a revisão biométrica nos municípios selecionados, no local de atendimento indicado, para revisão de suas inscrições eleitorais, com coleta de dados biométricos. A revisão do eleitorado será presidida pelo juiz eleitoral da respectiva zona, e no caso de Espinosa será feita entre os dias primeiro e 29 de fevereiro de 2012.

De acordo com informações do TRE-MG para a revisão biométrica, o eleitor deve levar documento de identidade original (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteiras profissionais, certidão de nascimento ou casamento extraídas do Registro Civil), comprovante de residência, título eleitoral (se possuir) e CPF, se disponível. Também serão necessários o certificado de reservista, no caso de eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos que forem tirar o título pela primeira vez. Quem não comparecer à revisão ou não comprovar o vínculo com o município, terá o título cancelado.A Justiça Eleitoral, no momento da atualização dos dados, colherá a fotografia digitalizada do eleitor e, por meio de leitor óptico, suas impressões digitais dos dez dedos, ressalvada impossibilidade física.

O sistema biométrico usado nas urnas eletrônicas reconhece as impressões digitais dos eleitores, confirmando a identidade de cada um ao comparar o dado disponível. Todos os municípios submetidos à revisão biométrica contarão com essa tecnologia nas eleições de 2012. Nas eleições de 2010, ela foi implantada em Curvelo, São João Del Rei, Ponte Nova e Pará de Minas.

O Deputado Tadeu Martins Leite – PMDB em seu trabalho de parceria com as lideranças locais de Espinosa, coordenadas pelo empresário Paulo Henrique Alves Campos, o Palau, comemorou a decisão do TRE, que irá garantir mais lisura ao processo eleitoral no município já em 2012.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Jornal Montes Claros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos