Desgoverno: Município de Ipaba/MG está sem prefeito desde outubro por culpa do TSE

A população de Ipaba, na região do Vale do Aço, próximo a Ipatinga, em Minas Gerais, vive uma situação inusitada: desde outubro não há ninguém no comando do município. E o pior: a situação decorre de um imbróglio criado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Na eleição de 2008, o então prefeito José Vieira de Almeida, foi reeleito, tendo assumido o seu segundo mandato em janeiro de 2009. Todavia, no início de 2010, por uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Vieira foi destituído do cargo. No lugar dele assumiu o segundo candidato mais votado nas eleições de 2008, Geraldo dos Reis Neves.

Inconformado com a decisão do TRE/MG, Vieira recorreu da sentença para o TSE, em Brasília/DF (Processo nº. 1108395). O TSE considerou equivocada a decisão do TRE/MG e, por sete votos a zero, julgou definitivamente o caso no dia 20 de outubro deste ano, prolatando decisão favorável a Vieira, que deveria reassumir o cargo. Entretanto, não foi o que aconteceu.

Até hoje a cidade está sem prefeito, porque a decisão favorável a Vieira não foi assinada e publicada pelo presidente do TSE. Isso impede que Vieira retome a posse do cargo de prefeito de Ipaba. Por sua vez, Geraldo dos Reis Neves, destituído do cargo pela decisão do TSE, não governa mais o município.

Moradores de Ipaba suspeitam que um alto funcionário do TSE, ligado ao agora ex-prefeito Geraldo dos Reis Neves esteja interferindo para retardar a assinatura e publicação do acórdão. A suspeita é reforçada pelo fato de decisões tomadas pelo TSE depois do julgamento do caso de Ipaba já terem sido executadas.

O efeito da inércia do TSE beira ao caos. Ipaba está em total abandono. Não há coleta de lixo, nem ambulâncias nos postos de saúde. A conservação, limpeza e capina das vias públicas está parada. Praticamente todos os serviços públicos essenciais à população estão inoperantes.

Há alguns dias o município sofreu com um temporal que destelhou várias casas e uma escola da zona rural, que precisou ser coberta provisoriamente com lona plástica por populares (foto). Sem ninguém no comando da Prefeitura de Ipaba, o caos toma conta do município.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Blog Fabio Oliva

Comentários

  1. Isto não é verdade. A noticia está cheia de erros: a) O prefeito reeleito não assumiu a prefeitura em 2009 b)Não foi destituido do cargo em 2010 pois não tinha assumido c) o segundo colocado Geraldo, assumiu em 2009 e não em 2010 d) A cidade não ficou sem prefito nenhum dia. O prefeito Geraldo dos Reis Neves governou de 01/01/09 a 20/12/11.
    A Verdade: O TSE deu ganho de causa a José Vieira dizendo que a condenação de 5 anos pelo Tribunal de contas da uniao - TCU, que correu de 2002 a 2007. Porém não cummpriu o fastamento legal. José Vieira ganhou as eleiçoes em 2004 e governou de 2005 a 2008. Então uma pessoa condenada pelo tribunal de contas, por pagar nota fiscal de 50 mil em obra não executada, acabou sendo premiada pelo TSE. O caso ainda corre na justiça e José Vieira pode ser destituido a qualquer momento pelo Supremo Tribunal Federal. O seu primeiro governo em 1993 foi cheio de denuncia de esquema de notas frias pelo ministerio público de governador valadares.

    ResponderExcluir
  2. a primeira obra de ze vieira depois de tomar posse foi ir ao banco e suspender o pagamento dos funcionarios. o pagamento e dinheiro ja havia sido depositado pelo prefeito anterior geraldo da farmacia. quem quizer verificar ligar para o gerente do banco do brasil telefone (33) 3327-1288 ou ligar para sindicato dos funcionarios falar com Eneas (33) 91183658

    ResponderExcluir
  3. A segunda obra do ze vieira reformar o sitio do filho dele la no beija flor usando maquina e recursos da prefeitura

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos