Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Prefeitura de São Francisco confirma que mortes em investigação foram causadas pelo vírus H1N1

São Francisco, no Norte de Minas Gerais — Foto: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF

(Por Marina Pereira, g1 Grande Minas) As autoridades de saúde de São Francisco, no Norte de Minas Gerais, confirmaram que as duas mortes que estavam sendo investigadas no município estão associadas ao vírus H1N1. A informação foi divulgada em um vídeo oficial postado nas redes sociais da prefeitura, nessa sexta-feira (18).

Conforme noticiou o g1, as duas pessoas morreram após apresentarem sintomas respiratórios graves. Segundo o município, três moradores participaram de eventos em 23 e 24 junho, na zona rural. Em seguida, no dia 27, estiveram em um outro evento na cidade. Destes, dois evoluíram rapidamente para óbito e um foi hospitalizado e recebeu alta. Outras pessoas também relataram sintomas.

As equipes de saúde de São Francisco entraram em contato com todos os participantes dos eventos e fizeram os protocolos de suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Autoridades de saúde do estado e do Ministério da Saúde também foram acionadas e acompanharam a situação na cidade.

“Hoje se concluiu a primeira fase do estudo sobre qual vírus estava circulando no município e o relatório inicial foi de que o vírus da influenza H1N1 infectou uma dessas pessoas. E provavelmente, infectou o segundo caso que levou a óbito dessas pessoas”, falou o médico do município Ítalo Carvalho, no vídeo postado nessa sexta.

Ele informou ainda que os moradores não tinham sido vacinados contra a influenza e fez um alerta à população.

“Venho pedir a todos, principalmente as pessoas do grupo de risco, que procurem os postos de saúde da sua área para que vacinem o mais rápido possível, porque as vacinas evitam que essas doenças se agravem ainda mais”.

A Prefeitura de São Francisco esclareceu também que a vacinação será intensificada com ações em praças, escolas e asilos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG