Servidores públicos de Nova Porteirinha promovem manifestação por mais valorização e cumprimento do Piso Nacional da Educação e Enfermagem
(Por Luiz Cabrine, Valor Comunica) Na manhã de terça-feira (15), servidores públicos municipais de Nova Porteirinha, cidade localizada no norte de Minas Gerais, se reuniram em frente à Prefeitura para protestar contra o não pagamento do Piso da Educação e da Enfermagem, que estão em defasagem desde 2022. A paralisação, que durou das 8h as 17h, contou com a participação de todos os cargos do quadro efetivo da administração municipal, além do apoio de vereadores e da população local.
A manifestação foi organizada pelos Servidores Públicos de Nova Porteirinha com o apoio do (SINDNOVAPORT) e teve como principal reivindicação o cumprimento dos direitos dos servidores municipais. Segundo a presidente do SINDNOVAPORT, Nívea Kelly Martins, a ausência de um mecanismo jurídico legal deixa a Prefeitura livre para não atender às demandas dos servidores, resultando em um acúmulo de defasagem salarial de 65%. No entanto, esclarece que o Executivo não encaminhou à Câmara Municipal, Projeto de Lei visando a regulamentação da lei no município.
Diante dessa situação, os servidores estão lutando por uma recomposição salarial de 28,57% para os cargos efetivos da administração municipal com base nos anos anteriores de 2021 e 2022. Eles buscam uma valorização justa de seu trabalho essencial à população.
A decisão da paralisação partiu dos próprios servidores e foi tomada em assembleia realizada na Câmara Municipal de Nova Porteirinha neste mês.
A manifestação dos servidores públicos de Nova Porteirinha é um alerta para a necessidade de valorização aos direitos da classe. É fundamental que a Prefeitura estabeleça um diálogo transparente com o sindicato e busque soluções para a situação, a fim de garantir melhores condições de trabalho e a remuneração justa dos servidores.
Comentários
Postar um comentário