Mel do Norte de Minas Gerais: exportação de 15 toneladas consolida reconhecimento de produto no exterior


Produtores rurais de Guaraciama e Bocaiuva, no Norte de Minas Gerais, exportaram 15 toneladas de mel silvestre orgânico a granel para a Bélgica. Isso ocorreu por meio da Cooperativa de Apicultores do Norte de Minas (Coopemapi) e com apoio do Agro.BR, um projeto da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que tem a missão de amplia

O Sistema Faemg Senar também é um importante apoiador do projeto e parceiro das ações de valorização da cadeia apícola da região. Por meio do Programa de Assistência Técnica Gerencial (ATeG), qualificou os quatro apicultores que produziram o mel exportado.

A Coopemapi faz parte do Agro.BR desde 2019, sendo uma das primeiras cooperativas a integrar o grupo de trabalho, que busca viabilizar a geração de negócios para pequenos e médios empresários rurais brasileiros. Desde então, os apicultores e a gestão da cooperativa seguem evoluindo tecnicamente a cadeia produtiva regional, visando aos mercados de exportação. Além deste carregamento para a Bélgica, os méis envasados no entreposto da cooperativa já chegaram aos Estados Unidos, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália e China. Hoje a cooperativa tem representantes comerciais em vários países.

O consultor do Agro.BR para Minas Gerais, Paulo Március Campos, explicou que a CNA e o Sistema Faemg Senar, por meio do ATeG e gerências técnicas, deram profundo apoio para a Coopemapi ser uma das cooperativas de excelência na exportação de mel, em curto tempo. Criada em 2016 para agregar valor aos produtos regionais, a maioria de origem da agricultura familiar, e reunindo associações de cidades do Norte de Minas, a Coopemapi tem apresentado um modelo de trabalho que prova o valor das parcerias para a efetivação de novos projetos.

“Eles fizeram a profissionalização da cooperativa e o desenvolvimento de diversos produtos, que ganharam mercado em vários países, feiras, rodadas de negócios e missões comerciais. É um dos casos de sucesso que temos no país, exemplo para outras entidades. Com as vendas para o exterior, os apicultores têm ganho real maior e qualidade de vida e ajudam a movimentar as economias dos municípios da região, gerando mais empregos”, avaliou.

Para o presidente da Coopemapi, Luciano Fernandes, a exportação desses lotes de mel, que foram transportados a granel, em tambores, consolida ainda mais o reconhecimento ao mercado do Norte de Minas. “É muito importante para aumentar o fluxo das vendas para outros países e garantir maior valorização da qualidade do mel, além de liberar nossos estoques com valor agregado maior ao apicultor. Além disso, é uma oportunidade de destacar nosso produto para outros clientes de nível exportação, sendo que já enviamos outras amostras de mel para novos compradores”.

Para garantir o nível exportação, foram necessárias várias análises de controle de qualidade do produto regional, feito em laboratório acreditado pelo Inmetro, além de auditoria de empresa certificadora orgânica, processo que envolveu a rastreabilidade do produto e a coleta de amostras para análises. A liberação da carga também incluiu o envio das documentações que garantem o controle e a qualidade do mel para o Ministério da Agricultura.

Trabalho conjunto
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bocaiuva, Aluísio Pires, a recente exportação do mel é um feito grandioso, extremamente importante para a região, sendo fruto do trabalho, dedicação, zelo e determinação dos apicultores da região junto aos parceiros locais.

“Isso é ótimo para a Coopemapi, que tem suas raízes no Sindicato de Bocaiuva e estende, de forma bem conduzida, seus ramos para o mundo. Também demonstra eficácia da parceria entre o sindicato e o Sistema Faemg Senar no desenvolvimento dos cursos e na assistência técnica e gerencial, que possibilitaram a implantação, progresso e a educação continuada dos empreendimentos, já de antemão destinados ao sucesso”.

Segundo o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Montes Claros, o resultado deste trabalho demonstra o empenho do Sistema Faemg, junto ao Sindicato dos Produtores Rurais de Bocaiuva, cooperativa e apicultores da região, para levar capacitação profissional ao campo e incentivar as boas práticas para um produto de qualidade.

“Estamos colhendo frutos de muito trabalho e das diversas parcerias formadas, iniciadas lá atrás, mostrando a força destes apicultores. Hoje temos uma cadeia consolidada e que, junto ao Agro.BR, abre fronteiras e mercados para o mel, sabendo da excelente qualidade produtiva da região”, acrescentou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos