IFNMG de Janaúba, Porteirinha e outras cidades oferta 390 vagas para o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

O Norte de Minas é referência na geração de energia solar. O protagonismo da região fomenta o desenvolvimento e oportunidades de emprego e renda. Coerente com o cenário atual e suas perspectivas, o IFNMG reserva 20% das vagas de cada campus para mulheres

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) publicou o Edital nº 270/2023, para preenchimento de 390 vagas no curso presencial de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis com aulas, no período noturno, nos campi Janaúba, Porteirinha, Montes Claros, Pirapora e Teófilo Otoni. Além do curso ser gratuito, o aluno receberá para transporte e alimentação o valor de R$ 270 por mês, desde que comprovada frequência.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas por meio de pré-matrículas a partir do dia 05/06/2023. Os interessados têm até o dia 18/06/2023 para efetivar a inscrição/ pré-matrícula, acessando e preenchendo o formulário eletrônico disponível em www.ifnmg.edu.br/editaisextensao. Além dos dados solicitados no formulário, é preciso anexar - em um único arquivo no formato PDF - documento de identificação com foto, CPF, histórico escolar ou atestado/ declaração de conclusão do ensino fundamental I e comprovante de endereço.

O objetivo do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis consiste em formar profissionais para dimensionar, supervisionar, especificar, instalar, operar e manter sistemas fotovoltaicos de acordo com as normas e procedimentos técnicos, garantindo qualidade e segurança da instalação dos sistemas fotovoltaicos com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica, respeitando o meio ambiente.

Recursos contra o Edital nº 270/2023 podem ser apresentados até o dia 04/06/2023 através do seguinte e-mail: qualificamaisenergif@ifnmg.edu.br.

Clique aqui para baixar o Edital nº 270/2023 ou acesse-o em www.ifnmg.edu.br/editaisextensao.

Clique aqui para realizar a sua inscrição/ pré-matrícula, a partir do dia 05/06/2023 (segunda-feira).

Quem pode participar e forma de seleção
Os interessados em participar do curso deverão ter, no mínimo, o ensino fundamental I completo e ser maiores de 18 anos. No que se refere ao processo seletivo, caso o número de pré-matrículas seja maior que o número de vagas, a seleção ocorrerá por sorteio a ser realizado de forma on-line no dia 20/06/2023 às 15h, com transmissão ao vivo pelo perfil oficial do IFNMG no YouTube. O vídeo ficará disponível para ser acessado a qualquer momento pelos candidatos.

Os campi Janaúba, Porteirinha, Montes Claros e Teófilo Otoni ofertarão, cada um, 80 vagas. O Campus Pirapora ofertará 70 vagas. Do total de vagas (390), 20% de cada campus são reservadas para mulheres.

Os candidatos classificados dentro do limite de vagas que não oficializarem a matrícula até o dia 28/06/2023 serão considerados desistentes, sendo convocados candidatos da lista de espera.

Sobre o curso
O curso possui carga horária de 200 horas, a serem cumpridas neste ano no prazo de três meses (de julho a setembro). Haverá aulas expositivas/dialogadas, exercícios de fixação, além das aulas práticas em laboratório. O processo de avaliação será contínuo e será considerada a assiduidade, a pontualidade, a participação nas atividades, bem como a realização das atividades teóricas e práticas.

O curso será ofertado no período noturno, de segunda a sexta-feira, entre julho e setembro de 2023. Com o objetivo de realizar algumas atividades práticas, o docente poderá agendar algumas aulas no período diurno.

As disciplinas que compõem o curso são: eletricidade básica aplicada a sistemas fotovoltaicos; fundamentos de energia solar fotovoltaica; tecnologia fotovoltaica: módulos, arranjos, célula; sistemas fotovoltaicos: isolados, conectados à rede, híbridos, bombeamento de água; medidas de segurança do trabalho aplicadas ao setor fotovoltaico; montagem de sistemas fotovoltaicos; e estudo de viabilidade de negócio.

Demanda por profissionais da área de sistemas fotovoltaicos
A oferta do curso Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis cumpre ação do Programa Qualifica Mais e do Programa Energife, que é uma estratégia do Ministério da Educação (MEC) para o desenvolvimento em energias renováveis e eficiência energética nas instituições federais de educação. Assim, o Programa Energife está estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a fim de tornar possível a aplicação de medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades.

A proposta de oferta do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis está atrelada, conforme destaca o Edital nº 270/ 2023, ao aumento da tarifa de energia elétrica, que potencializa o crescimento da geração de energia a partir de sistemas fotovoltaicos. A geração de energia distribuída através dessa tecnologia vem apresentando um crescimento exponencial em números de instalações. Com isso, o mercado apresenta uma carência de profissionais com qualificação adequada para se fazer a instalação e manutenção de sistemas de energia fotovoltaica.

Caso existam quaisquer dúvidas acerca das instruções contidas no Edital nº 270/2023, o candidato pode entrar em contato com a Comissão Responsável pela Chamada Pública, através do e-mail qualificamaisenergif@ifnmg.edu.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos