Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Januária: simulado de acidente alerta sobre perigos no trânsito



O Corpo de Bombeiros, SAMU, polícias Militar e Civil, além da prefeitura de Januária, realizaram um simulado de acidente de trânsito na praça da rodoviária, no Centro da cidade nesse sábado (27).

A ação faz parte de conjunto de medidas realizadas neste mês por causa da Campanha do Maio Amarelo, que neste ano tem como tema: “Juntos salvamos vidas”. O objetivo é chamar a atenção da população sobre os perigos no trânsito e a redução dos índices de acidentes.

No simulado, foi apresentado um cenário de uma batida frontal entre dois carros e uma vítima que estava sem cinto de segurança, foi arremessada para fora do veículo.

Já o motorista do outro carro se envolveu no acidente após mexer no celular, ele ficou preso às ferragens.

Durante a ação houve a abertura das portas, rebatimento de painel, retirada do teto e dos vidro do veículo, permitindo que a vítima fosse retirada das ferragens. Posteriormente houve a estabilização para avaliação e encaminhamento a unidade hospitalar.

A simulação, chamou a atenção da população que além de ver as consequências dos acidentes de trânsito, também acompanhou de perto a complexidade e os recursos necessários para um atendimento dessa natureza.

Campanha internacional
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em 2023 acontece 10ª edição da campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito, além da observância das leis e sinalização de trânsito, como forma de reduzir os acidentes nas vias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga