Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Copasa mantém Distrito em São Francisco

O município de São Francisco continuará a contar com os serviços do Distrito da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A confirmação foi dada nesta terça-feira (1/12) pela presidente da Companhia, Sinara Meirelles, ao secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Paulo Guedes, e ao prefeito Luiz Rocha. A definição é uma resposta às reivindicações que vinham sendo feitas desde que foi ventilada a possibilidade de fechamento da unidade em São Francisco.
Nessa segunda-feira, Sinara Meirelles esteve na sede da Sedinor para tratar sobre o assunto, numa reunião que contou também com a participação do diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, do deputado federal Gabriel Guimarães, do assessor parlamentar Paulo Miguel, e dos prefeitos Manoel Jorge (Januária) e Kinca Dias (Salinas). No último dia 17, uma comitiva da região já havia se reunido na sede da Copasa, também em Belo Horizonte, com o mesmo objetivo.
O Distrito da Copasa em São Francisco atua em 15 cidades da região e é responsável pela manutenção de todos os sistemas de abastecimento de água nessas localidades. Segundo o secretário Paulo Guedes, a região Norte de Minas Gerais compõe o maior território do estado, com cerca de 90 municípios, o que demanda uma estrutura de serviços ainda maior. “Por estarem mais próximos da comunidade, os distritos conseguem levar um serviço de melhor qualidade e de grande relevância social aos moradores”, afirmou.
Para o prefeito Luiz Rocha, a possível desativação do Distrito, que seria feita em função de sua transferência para outra localidade, poderia gerar diversos prejuízos para a população. “Hoje recebemos uma ótima notícia! A permanência da Copasa em nosso município, continuando com toda a assistência necessária aos moradores da região”, disse.

Outras reivindicações
Na reunião dessa segunda-feira também foram discutidas demandas dos municípios de Januária e Salinas. O prefeito de Januária, Manoel Jorge, apresentou a necessidade de renovação da concessão para prestação de serviços de saneamento básico no município. Já o prefeito de Salinas, Kinca Dias, solicitou que o Distrito, com sede na cidade, continue respondendo à superintendência operacional de Montes Claros, uma vez que esta passaria a ser vinculada à unidade de Teófilo Otoni.


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais - Sedinor
Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais - IDENE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG