Vídeo: em Janaúba, fumaça na agência da Caixa mobiliza curiosos e revela ação preventiva

Imagem
Na tarde deste domingo, 10 de agosto, a movimentação na região central de Janaúba foi interrompida pela presença de uma densa fumaça saindo de uma agência da Caixa Econômica Federal. A cena chamou a atenção de pedestres e motoristas que passavam pelo local e gerou curiosidade e preocupação entre os moradores. De acordo com informações apuradas, não se tratava de incêndio ou situação de emergência, mas sim do acionamento do sistema de segurança interno do banco. Esse mecanismo é projetado para liberar uma névoa espessa em casos de disparo de alarme, com o objetivo de dificultar a visibilidade e, assim, inibir tentativas de roubo ou arrombamento. O sistema é preventivo e temporário, sendo acionado de forma automática para proteger o patrimônio da agência. Apesar do aspecto impressionante e do susto inicial, a fumaça não é tóxica, não oferece risco à saúde e não provoca combustão. Moradores relataram que, em poucos minutos, a situação foi controlada, sem necessidade de intervenção do Corp...

Porteirinha recebe audiência pública para debater a regularização de terras devolutas no meio rural

O Governo de Minas Gerais inicia nova fase de audiências públicas para debater a retomada do programa de regularização fundiária rural, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda). A reunião em Porteirinha será realizada nesta terça-feira, 01/12. No Norte de Minas, haverá reuniões também em Serranópolis de Minas (01/12), Monte Azul (2/12) e Montes Claros (3/12), onde há cerca de 2.300 processos paralisados desde 2011.
A audiência pública antecede o recadastramento das famílias, etapa em que os agricultores rurais do Norte de Minas terão a oportunidade de dar entrada ao processo para emissão de título de posse de terras devolutas (sem registro).
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, o trabalho de recadastramento das famílias está acontecendo em parceria com instituições que tem credibilidade, como a Emater, a Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetaemg), por meio dos Sindicatos dos Trabalhadores, e Ministério Público, além dos governos locais – prefeitura e câmara municipal.
“A realização de audiências públicas é justamente para dar mais transparência e publicidade às nossas ações”, afirmou o secretário.
“Precisamos recuperar a credibilidade do Estado na gestão do programa de regularização fundiária, porque se falarmos em Iter (Instituto de Terras de Minas Gerais, extinto pelo governo passado por motivo de fraudes) ninguém aqui acredita mais”, completou Glenio Martins.
Em novembro, foram realizadas audiências públicas em Teófilo Otoni, Poté, Araçuaí, Minas Novas, Itaobim e Joaíma.

Audiência Pública sobre Regularização Fundiária Rural

Local: Porteirinha - Centro Cultural Anísio Santos

Data: 01/12/2015 (terça-feira)

Horário: 9h


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Porteirinha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira