Tentativa de feminicídio choca Janaúba: rapaz de 18 anos esfaqueia a própria mãe dentro de casa

Imagem
Vítima de 38 anos foi socorrida com múltiplos ferimentos; agressor foi preso em flagrante enquanto tentava fugir Janaúba, no Norte de Minas Gerais, foi palco de um episódio de violência extrema neste fim de semana. Uma mulher de 38 anos foi atacada dentro da própria casa pelo filho, de apenas 18 anos, e sobreviveu após ser esfaqueada diversas vezes. O caso foi registrado como tentativa de feminicídio pela Polícia Militar. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima relatou que estava em casa quando o filho se levantou, foi até a cozinha e retornou com uma faca tipo peixeira. Antes de desferir os golpes, teria dito: “desculpa, mãe”. Em seguida, passou a agredi-la. Ferida, a mulher conseguiu correr até a rua para pedir socorro. Uma vizinha prestou os primeiros atendimentos e acionou a polícia. Testemunhas contaram que o jovem ainda perseguia a mãe, com a arma em mãos, quando foi surpreendido pelos militares. Ele tentou fugir, mas foi contido e preso em flagrante. A faca utilizada no crime ...

MPF move ação contra Ruy e Raquel Muniz por improbidade administrativa

(G1) O Ministério Público Federal divulgou nesta terça-feira (1º) que entrou com uma ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, e contra a deputada federal, Raquel Muniz. Segundo o MPF, “eles são acusados de utilizar suas respectivas funções públicas em prol de interesses econômicos privados, por meio da prática de advocacia administrativa perante a Receita Federal”.
Na ação, o MPF aponta que os dois visavam favorecer seu grupo empresarial, que atua na área da saúde e educação, após terem comprado equipamentos em uma empresa da Alemanha. Porém, segundo o MPF, “para se esquivarem do pagamento de tributos de importação” o prefeito e a deputada usaram o nome da Associação Mantenedora de Estabelecimentos Escolares, Promoção e Ação Social [Amas], entidade ligada à Prefeitura de Montes Claros.
Ao chegarem ao Porto de Santos (SP) os equipamentos foram apreendidos pela Receita Federal. Segundo a ação, foi constatada "a ausência de capacidade financeira da AMAS para o processo de importação”.
O MPF acusa Ruy e Raquel Muniz de tentarem endossar as mercadorias da AMAS para a Soebras para conseguir a liberação das mercadorias, mas o pedido foi negado pela Receita Federal. A denúncia aponta também que o prefeito se reuniu com o delegado da Receita Federal em Montes Claros, para tentar a liberação dos equipamentos, mas, o delegado também negou a liberação.
Por isso, segundo o MPF, "os requeridos passaram a se valer explícita e publicamente do peso, da influência e do prestígio dos seus altos cargos públicos – prefeito de uma grande cidade e uma deputada Federal – para pressionar, intimidar e violar competências legais de auditores-fiscais da Receita Federal”.
A denúncia acusa a deputada Raquel Muniz de procurar o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, em Brasília/DF. Ela teria afirmando que queria tratar de assuntos público-regional, mas "visava apenas aos seus próprios interesses econômicos e à liberação de uma importação permeada de fraudes”.
Ruy Muniz é acusado também na ação de tentar, junto à cúpula da Receita Federal, substituir o responsável pela fiscalização. Segundo o MPF, a motivação seria porque o delegado da Receita Federal em Montes Claros "não se vergara às suas pressões para satisfação de interesses privados".
Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura afirmou que o jurídico analisou a denúncia e concluiu que o processo não envolve o município, e sim as pessoas físicas de Ruy Muniz e Raquel Muniz.
A assessoria de comunicação da deputada Raquel Muniz afirmou que nem ela [Raquel] e nem Ruy Muniz foram notificados, e ficaram sabendo da denúncia pela imprensa. Segundo a assessoria, os equipamentos apreendidos foram comprados "para equipar o CTI e a maternidade do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira, construído para ser 100% SUS".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro