Tentativa de feminicídio choca Janaúba: rapaz de 18 anos esfaqueia a própria mãe dentro de casa

Imagem
Vítima de 38 anos foi socorrida com múltiplos ferimentos; agressor foi preso em flagrante enquanto tentava fugir Janaúba, no Norte de Minas Gerais, foi palco de um episódio de violência extrema neste fim de semana. Uma mulher de 38 anos foi atacada dentro da própria casa pelo filho, de apenas 18 anos, e sobreviveu após ser esfaqueada diversas vezes. O caso foi registrado como tentativa de feminicídio pela Polícia Militar. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima relatou que estava em casa quando o filho se levantou, foi até a cozinha e retornou com uma faca tipo peixeira. Antes de desferir os golpes, teria dito: “desculpa, mãe”. Em seguida, passou a agredi-la. Ferida, a mulher conseguiu correr até a rua para pedir socorro. Uma vizinha prestou os primeiros atendimentos e acionou a polícia. Testemunhas contaram que o jovem ainda perseguia a mãe, com a arma em mãos, quando foi surpreendido pelos militares. Ele tentou fugir, mas foi contido e preso em flagrante. A faca utilizada no crime ...

Unimontes Janaúba: Prevenção de acidentes em barragem será tema de debate

A contaminação do solo e a prevenção dos danos causados pelo rompimento de barragens, como aconteceu recentemente em Mariana, serão discutidas por um especialista no assunto nesta terça-feira, 1º de dezembro, no campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na cidade de Janaúba. O professor Luiz Antônio Lima, do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (Ufla), profere a palestra “Drenagem do Excesso de Água de Meios Porosos para Prevenção de Rompimento de Barragens, Encharcamento e Salinização do Solo".
O evento está marcado para às 16 horas, no auditório do campus, com participação aberta a professores, pesquisadores, estudantes, profissionais de áreas afins e integrantes da comunidade. A entrada é gratuita. A palestra está inserida nas atividades da disciplina “Recursos Hídricos e Ambientais.
Coordenador da disciplina, o professor Silvânio Rodrigues dos Santos – do curso de Agronomia – destaca que o debate acontece num momento em que as medidas de prevenção do rompimento de barragens são altamente discutidas, tendo em vista o acidente ocorrido em 5 de novembro último, numa barragem de rejeitos de minério em Mariana.
A chamada “tragédia de Mariana” provocou sérios danos ambientais, incluindo a contaminação do solo às margens do Rio Doce, que poderá comprometer a produção agrícola, tornando áreas inférteis. De acordo com especialistas, os impactos ao meio ambiente poderão demorar décadas para serem reparados.
“A questão também desperta muita atenção em Janaúba, pois, na mesma região – município de Riacho dos Machados –, existe uma barragem de rejeitos de uma mineradora de ouro, pertencente a uma multinacional”, explica. Isto, segundo ele, também preocupa os moradores.
“O nosso objetivo é que a comunidade possa participar da palestra do professor Antônio Lima e venha se informar melhor sobre as medidas preventivas do rompimento de barragens”, afirma Silvânio Rodrigues. 


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Ascom/Unimontes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro