Varzelândia faz história com o maior mutirão de mamografia já realizado no município sob a liderança do prefeito Amâncio Oliva

Imagem
O Outubro Rosa 2025 ganhou um significado ainda mais especial em Varzelândia. A Administração “Do Povo Para o Povo”, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, promoveu neste sábado uma das maiores ações de saúde e prevenção da história do município: o maior mutirão de mamografia já realizado em Varzelândia, reafirmando o compromisso da gestão com o cuidado, o amor e a valorização da vida das mulheres. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, levou mais de 60 mulheres varzelandenses até a Santa Casa de Montes Claros, em um grande gesto de solidariedade e mobilização pela prevenção ao câncer de mama. O mutirão contou com acompanhamento técnico, transporte seguro e acolhimento integral, garantindo que cada participante recebesse o melhor atendimento possível. Um gesto de amor e compromisso com a vida Sob a coordenação do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo Azevedo, o evento foi marcado por um clima de esperança, união e superação. Mulheres de diversas c...

Suapi assume em dezembro a cadeia pública de Manga

A busca por um sistema prisional humanizado e, sobretudo, maior sensação de segurança para o cidadão comum, colocou hoje na mesma mesa, entre outras autoridades civis e militares, Jefferson Botelho Pereira (Superintendente de Investigações e Polícia Judiciária, da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais), a Juíza de Direito Roberta Sousa Alcântara, a Promotora de Justiça Renata de Andrade Santos, o delegado de Polícia Civil Luís Fernando Oliveira Lançoni e a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Pastor. De imediato, ficou acertado que ainda no mês de dezembro a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) assume a administração da cadeia pública de Manga, a transferência de 10 presos de maior periculosidade e liderança e, ainda, a mudança da Delegacia de Polícia para o imóvel na Avenida Tiradentes, onde funciona na atualidade a Secretaria Municipal de Assistência Social.
As autoridades conheceram de perto a realidade da cadeia pública de Manga, que – com capacidade para 24 presos – abriga hoje 91 detentos, 70% dos quais oriundos de Jaíba, além de atender as cidades de Miravânia, São João das Missões e Matias Cardoso, cujo titular é o delegado Luis Fernando Oliveira, a quem foi prometido, em caráter emergencial, uma viatura alta para aumentar ainda mais o combate à criminalidade na microrregião.
Falando em nome do prefeito de Manga, Joaquim Oliveira, o ex-vereador Evilásio Amaro argumentou que “a reunião se revestiu de muita importância, sobretudo porque todos saem ganhando: a população de Manga, que terá mais segurança; o preso, que cumprirá pena com mais dignidade, com assistência médica e psicológica, tornando-o apto a ser reintegrado à sociedade; às polícias civil e militar, que dispensadas da guarda e transferência de presos para o Fórum, ficarão mais disponíveis para o policiamento ostensivo e às investigações; e, ainda, a cidade como um todo, já que serão cridos de imediato 40 empregos diretos”.
Márcia Pastor, secretária de Assistência Social, lembrou que o prefeito Joaquim Oliveira não tem medidos esforços para melhorar a segurança pública na cidade e que a cessão do prédio para a Polícia Civil é apenas mais uma iniciativa nessa direção, “uma vez que o prefeito, como nenhum outro da região, age como aliado das polícias e da justiça, desde o primeiro dia de seu governo”. Observou que o encontro realizado hoje na sede de sua secretaria é, na verdade, “reflexo da Reunião Ordinária de Integração e Gestão na Segurança Pública, que no mês de agosto discutiu em Manga os problemas e apontou soluções para os municípios que integram a Comarca de Manga, ou seja, Manga, São João das Missões, Matias Cardoso e Miravânia”.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga