“Do Povo, Para o Povo”: Gestão de Amâncio Oliva transforma Varzelândia com proximidade e compromisso social

Imagem
A administração do prefeito Amâncio Oliva, sob o lema “Do Povo, Para o Povo”, tem se destacado como um exemplo de gestão participativa e comprometida com o bem-estar da população. Amâncio lidera uma gestão marcada por iniciativas que aproximam o poder público dos cidadãos, promovendo inclusão, transparência e desenvolvimento. Uma das ações mais recentes e aguardadas é a Caravana do Atualiza Mais Varzelândia, que estará na Lagoinha 1, nesta terça-feira, 23 de setembro de 2025, a partir das 8h30, na Escola Municipal, para realizar o recadastramento das famílias. Caravana do Atualiza Mais: Um Marco na Inclusão Social A Caravana do Atualiza Mais é uma das iniciativas que refletem o compromisso da administração de Amâncio Oliva com a garantia de direitos e benefícios para a população. O evento, que acontece amanhã, 23 de setembro, visa atualizar os cadastros das famílias varzelandenses, assegurando que as informações estejam corretas para a continuidade do acesso a programas sociais do muni...

JERP movimenta a cidade durante três dias

Os Jogos Estudantis da Rede Pitágoras - JERP reuniu cerca de 350 alunos de oito cidades para disputar em São José do Rio Pardo as modalidades de basquete,  futsal,  handebol,  natação,  tênis de campo,  voleibol e  xadrez como modalidades esportivas. Rouba bandeira, queimada e tênis de mesa também fizeram parte das competições como modalidades recreativas. Em São José do Rio Pardo a escola Unigrau foi a responsável pela recepção dos atletas  e organização das competições. A atuação da escola rio-pardense foi elogiada pelos participantes. Os jogos foram realizados no Tartarugão e na quadra da Associação Atlética Rio-pardense, onde aconteceu a abertura oficial, dia 15. Os Jogos Estudantis da Rede Pitágoras realizam-se em oito cidades-sede: Belo Horizonte (MG), Lagoa da Prata (MG), São José do Rio Pardo (SP), Morrinhos (GO), Janaúba (MG), Eunápolis (BA), Passos (MG) e Fortaleza (CE).
 Durante a cerimônia de abertura alunos da Casa de Cultura e Cidadania fizeram uma apresentação de dança teatral, bastante elogiada.  O encerramento com entrega de medalhas e troféus aconteceu no Tartarugão, na manhã do dia 18, domingo, com a presença das três equipes mais bem classificadas do futsal.
Os Jogos Estudantis da Rede Pitágoras são muito aguardados pelos alunos das escolas parceiras, que integram o sistema Pitágoras de ensino.  Acontece em anos pares e a intenção é integrar diversas comunidades educativas e transformar a prática de esportes em um pretexto para múltiplas aprendizagens. Os Jogos reúnem alunos, professores, pais e escolas de todo o país, buscando envolver e criar uma sinergia dentro do esporte. A coordenação dos jogos foi de Carol Liberato.  Segundo a Consultora de Relacionamento da Rede Pitágoras, Cristina Szalo Felipe, "O jogo é um processo lúdico e criativo. Ao jogar, operamos com o significado de nossas ações, aprendemos a lidar com objetivos e regras, tornando-nos conscientes de nossas escolhas e decisões. Jogar pode favorecer a autopercepção, a autonomia, a cooperação, o relacionar-se com o meio ambiente e com os outros, o perceber-se no tempo e no espaço, o ordenar e reordenar coisas, criar, recriar, sonhar, resolver conflitos e desafios. O esporte envolve códigos e significados da sociedade que o cria, recria e pratica."
 A realização dos Jogos Estudantis da Rede Pitágoras tem como um de seus objetivos mostrar que o esporte da e na escola deve ser visto e vivenciado evitando a rigidez e a competitividade. Para Cristina Szalo, "o esporte de alto rendimento baseia-se em outros princípios, como a seleção dos melhores, a técnica eficiente e eficaz, o resultado, a vitória a qualquer custo, dentre outros. O esporte escolar, por sua vez, deve ser pautado por princípios como o prazer e a satisfação dos alunos, o aprendizado, a inclusão e a cooperação".
Os organizadores do JERP entendem que a compreensão de que o jogo se faz a dois, de que é diferente jogar com o companheiro e jogar contra o adversário, deve ser enfatizada, de forma a privilegiar valores como respeito, solidariedade, ética e predomínio do coletivo sobre o individual. Para finalizar a consultora salientou: "ao promovermos a 8ª edição dos Jogos Estudantis, acreditamos que todos os envolvidos (técnicos, alunos, atletas, pais, torcidas, professores) tenham trazido dos vários lugares de onde vieram não somente o uniforme que representa a sua Escola, mas o espírito de respeito a si e ao outro, a ética e o entendimento de saber perder e ganhar". 
São José do Rio Pardo é a regional de número 3 tendo como participantes além dos alunos do colégio Unigrau- escola anfitriã e sede do JERP 2012, os colégios: Jardim das Nações- Taubaté-SP, (campeã na modalidade de futsal,), Colégio Crescer- Jundiaí-SP,  Colégio Monsenhor Quércia de Araras-SP, Colégio Rezende e Rezende de Jacareí-SP, Colégio Engenheiro Juarez Wanderley- Embraer- São José do Campos-SP e Colégio Carlos Brunetti-SP-SP. (AO)


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro