Janaúba acelera rumo ao futuro com mais de 350 vias pavimentadas

Imagem
JANAÚBA (MG) – E se o amor não vem... a gente vai até ele — por uma rua novinha e pavimentada! Em apenas 4 anos e 7 meses de gestão, a Prefeitura de Janaúba já pavimentou mais de 350 ruas e avenidas, com asfalto ou bloquetes, mudando a paisagem urbana e a qualidade de vida da população. A cidade virou um verdadeiro canteiro de obras, com frentes de trabalho atuando simultaneamente no centro, nos bairros e nos distritos. A transformação está em todos os cantos — e é visível para quem mora, trabalha ou simplesmente passa por Janaúba. Investimento que gera dignidade A pavimentação não é só estética: representa mais mobilidade, segurança, valorização dos imóveis e dignidade para as famílias. Cada rua concluída é um passo a mais no caminho de uma cidade mais moderna, acessível e justa. “O povo pediu, a Prefeitura fez — e continua fazendo”, destaca a administração municipal, reforçando o compromisso com obras que entregam respeito e resultado. O futuro é agora Por meio do Programa Municipal ...

Parceria entre Minas Gerais e Japão trará benefícios para o Projeto Jaíba

Promover melhorias na produção, na logística e na comercialização dos produtos do Projeto Jaíba, desenvolvido no município de Jaíba, na região Norte de Minas Gerais. Esse é o objetivo de um convênio firmado neste ano entre o Governo de Minas e o Japão. Como parte desse acordo que tem várias etapas e duração de três anos, extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) visitaram o país asiático para a troca de informações sobre as cadeias produtivas da banana, limão, manga, mamão e pinha. 
A parceria entre o Japão e Minas Gerais tem sido importante para a implantação e desenvolvimento do Projeto Jaíba. Recentemente, por meio da JapanInternationalCooperationAgency (Jica), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), foi implantado no projeto o Programa de Melhoria da Qualidade da Fruta e Comercialização, com foco na melhoria da qualidade, da logística e da comercialização de frutas. Também participa da iniciativa a Central Exportaminas, órgão ligado à Sede e que tem como objetivo facilitar as exportações, ampliando as oportunidades dos produtos brasileiros no mercado internacional. 
Nessa primeira visita, os brasileiros conheceram melhor a experiência japonesa em logística e mercado de frutas. “Nós tivemos a chance de aprender como funciona o controle de qualidade das frutas no Japão e de conhecer todo o processo desdea produção à comercialização dos produtos”, diz o gerente do Departamento Técnico da Emater-MG, Cláudio Bortolini. 
Os integrantes da missão técnica brasileira ficaram no Japão por 15 dias.Eles conheceram empresas fabricantes de equipamentos, tiveram contato com técnicos da área de produção, obtiveram informações sobre o modelo de organização dos agricultores japoneses, logística, vendas, pesquisa e turismo. Além disso, o grupo visitou uma estação experimental voltada para o melhoramento das culturas da uva, pêssego, ameixa, cereja e pesquisas sobre a produção de vinhos. Os brasileiros também visitaram supermercados e mercados de frutas. De volta ao Brasil, os extensionistas da Emater-MG elaboraram planos de ação com base na visita ao Japão. A ideia é implantar no Projeto Jaíba os procedimentos adotados pelos japoneses com relação à produção e comercialização de frutas. Entre as metas previstas estão a adoção de nova metodologia de assistência técnica e extensão rural e o fortalecimento do cooperativismo para a produção e logística. As ações serão focadas em programas voltados para a comercialização, citricultura, alimentação escolar, energia elétrica e saneamento rural. 
Atualmente, a Emater-MG é responsável pelos serviços de assistência técnica aos produtores do Projeto Jaíba. A NipponKoei do Brasil, empresa contratada pelo governo japonês, faz o monitoramento das lavouras e da logística das frutas até o mercado.


Projeto Jaíba
 

O Projeto Jaíba é desenvolvido por meio de parceria entre os governos federal, estadual e municipal. A iniciativa visa promover, com base na tecnologia de irrigação, o desenvolvimento sustentável da agricultura, estimular a agroindústria e a participação da região nos mercados interno e externo. A fruticultura é uma das principais atividades desenvolvidas no local, correspondendo a 42% da área plantada. A lista inclui frutas como banana, uva, atemoia, limão e manga. Atualmente, a Emater-MG atende a 1.617 produtores rurais do projeto. 


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo