PESQUISA ESTADO DE MINAS

Jairo lidera corrida, mas Paulo Guedes cresce 4000% e aparece como segundo colocado e à frente de Ruy Muniz
* Ex-deputado Humberto Souto é quarto colocado, mas tem crescimento limitado pela maior rejeição

O 'cara' da probreza: estratégia de colar seu nome ao do ex-presidente Lula deu certo até aqui. Guedes dá salto nas pesquisas e vira  o fenômeno eleitoral da temporada
MONTES CLAROS - Surpresa na disputa para prefeito em Montes Claros, conforme já antecipara por este Em Tempo Real, sem citar nomes por impedimento da legislação eleitoral.Pesquisa publicada pelo jornal ‘Estado de Minas’ desta quinta-feira (20), aponta que o ex-prefeito e deputado federal Jairo Ataíde (DEM) segue líder nas intenções de voto na maior cidade do meio-norte mineiro, com a aprovação de 29,9% dos entrevistados. O deputado estadual Paulo Guedes (PT) aparece em segundo lugar, com 21,6% das intenções de voto. Já o ex-deputado estadual Ruy Muniz (PRB) é o preferido de 19% dos eleitores entrevistados. O ex-deputado federal e ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Humberto Souto (PPS) aparece na quarta colocação, com 10% das indicações. O resultado indica segundo turno no município, em disputa que promete ser acirrada entre Guedes e Muniz por uma das vagas.
A situação é de empate técnico na segunda colocação, mas o desempenho de Paulo Guedes em relação à última pesquisa conhecida, do jornal ‘O Tempo’, ainda no início da campanha, quando aparecia com apenas 0,5%, é de espantosos quatro mil por cento em cerca de 60 dias. O crescimento do petista parece estar ligado à associação que faz no programa de rádio e televisão com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as ações sociais do governo federal em programas como o Bolsa-Família e Prouni.
A margem de erro do levantamento é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos.A pesquisa realizada pelo Instituto MDA em parceria com o 'Estado de Minas' ouviu 501 eleitores de Montes Claros em 15 e 16 de setembro e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número MG 00510-2012. O jornal diz não publicar pesquisas encomendadas por candidatos.
Os sinais de nervosismo com a escalada do candidato petista foram percebidos ao longo da semana, com o anúncio da visita relâmpago a Montes Claros do senador Aécio Neves (PSDB), finalmente confirmada para hoje, e do governador Antonio Anastasia (PSDB), depois adiada para os próximos dias, com o objetivo de criar duplo fato político na sucessão local em favor do candidato governista Jairo Ataíde.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos