Apagado, Atlético é derrotado pelo Náutico e perde a chance de reassumir a liderança

Bernard foi bem marcado e não conseguiu produzir
O Atlético deixou escapar a chance de reassumir a liderança do Campeonato Brasileiro neste domingo, ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Náutico, no Estádio dos Aflitos, em Recife. Em atuação irreconhecível, o Galo se rendeu à forte marcação do Timbu, que anulou as principais peças ofensivas da equipe alvinegra. O gol da partida foi marcado por Souza, em cobrança de falta, na etapa final.
O resultado neste domingo ainda poderia ser pior para o Atlético, não fosse o goleiro Victor. O camisa 83 cometeu e defendeu o pênalti cobrado por Araújo, aos 22 minutos da etapa final. O arqueiro alvinegro ainda teve participação importante em outros lances ofensivos do Náutico.
Com o resultado, o Atlético continua parado nos 51 pontos e não aproveita o tropeço do Fluminense, que no sábado foi derrotado pelo Atlético-GO. O Tricolor carioca permanece na ponta do Brasileirão, com 53 pontos e um jogo a mais que o Galo. Essa foi apenas a terceira derrota do Galo em 24 compromissos do Brasileirão.
No próximo domingo, o Atlético vai buscar a reabilitação diante do Grêmio, no Independência, no domingo. Já o Náutico, que nesta rodada atrapalhou os planos do Galo, poderá ajudar a equipe alvinegra, já que vista o líder Fluminense, no sábado.

Primeiro tempo
Irreconhecível. Assim foi o Atlético na primeira etapa. Encontrando dificuldades devido à boa marcação do Náutico, que preenchia bem os espaços no meio-campo, o alvinegro pouco produziu nos 45 minutos iniciais. Com Ronaldinho e Bernard sem inspiração, Leonardo ficava isolado no comando de ataque e era presa fácil para a defesa do Timbu. As jogadas pelas laterais não também surtiam efeito.
Sem a mesma pegada de outros jogos, o Galo dava espaços e o Náutico assustou em alguns momentos, criando sete oportunidades, ao menos três delas bem claras. Logo no primeiro minuto de jogo, Rayner recebeu livre dentro da área e finalizou por cima. Aos sete, Douglas finalizou cruzado e também assustou. A última grande chance do Timbu foi aos 22, quando Rogério desviou cobrança de escanteio e quase acertou o canto direito de Victor.
A produção ofensiva do Atlético foi limitada. Lento, o meio-campo trocava passes sem objetivo e não conseguia dar profundidade às investidas alvinegras. A chance mais clara foi aos 35 minutos, quando Leonardo recebeu cruzamento da intermediária e deu leve toque de cabeça, obrigando Gideão a defender firme. Os atleticanos reclamaram muito da participação do árbitro Flávio Rodrigues Guerra, que acompanhava os lances de longe e deixava o jogo seguir em lances mais ríspidos.

Segundo tempo
A segunda etapa começou com uma ducha de água fria nas pretensões atleticanas. Logo aos três minutos, Souza cobrou falta frontal ao gol de Victor e inaugurou o placar dos Aflitos. O gol precoce animou ainda mais o Náutico, que seguiu comandando as ações dentro de campo. O Galo até que tentava se lançar ao ataque, mas a marcação pernambucana era intensa e não dava espaços.
A situação poderia ter ficado pior aos 21 minutos, quando Araújo invadiu a área com liberdade e foi derrubado por Victor. Pênalti que o próprio camisa 10 cobrou para bela defesa do goleiro alvinegro, em seu canto direito. Animado, o Atlético passou a incomodar um pouco mais a defesa pernambucana. As entradas de Escudero e Neto Berola deram mais profundidade ao Galo, mas as chances claras ainda eram raras.
O Galo pressionou até os minutos finais e nem com a expulsão de Josa, já nos acréscimos, conseguiu o empate. Essa foi a terceira derrota alvinegra no Brasileirão, a segunda no returno da competição.

NÁUTICO 1 X 0 ATLÉTICO

Motivo: 25ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: Domingo, 16/09/2012
Local: Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)
Público / Renda: 15.013 pagantes / R$ 265.775
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva e Daniel Paulo Ziolli

Gols: Souza, aos três minutos do 2ºT.
Cartões amarelos: Alemão e Douglas Santos (NAU); Rafael Marques, Júnior César, Marcos Rocha e Victor (ATL).
Cartões Vermelhos: Josa (NAU).

NÁUTICO: Gideão; Alessandro, Alemão, Ronaldo Alves e Douglas Santos (João Paulo); Elicarlos, Josa, Souza (Alison) e Rayner; Araújo (Dadá) e Rogério – Técnico: Alexandre Gallo.

ATLÉTICO: Victor; Marcos Rocha, Rafael Marques, Réver e Júnior César (Richarlyson); Pierre, Leandro Donizete, Danilinho (Escudero), Ronaldinho e Bernard; Leonardo (Neto Berola) – Técnico: Cuca.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos